Colorado Fanáticos
Notícias do Internacional

5 maiores rivais do Internacional

Conheça agora mesmo os cinco clubes que se tornaram os maiores rivais do Internacional ao longo de sua história

Você sabe de cor quais são os maiores rivais do Internacional? O Colorado é um dos grandes nomes do futebol de Porto Alegre, sua história é inspiradora e repleta de jogos incríveis.

Sua trajetória no futebol começou a muito tempo atrás, mais precisamente no dia 4 de abril de 1909. O clube foi fundado por três irmãos paulistanos que tinham o sonho de fundar seu time de futebol.

A fundação do Internacional é um grande marco para o futebol brasileiro. Na época, os únicos atletas que praticavam o esporte profissionalmente eram membros da elite, jogadores de outras classes eram proibidos de entrar em clubes de futebol.

Sabendo disso, os irmãos Poppe decidiram fundar um clube que permitisse pessoas de qualquer raça ou classe praticarem futebol em um time profissional. 

Essa ação mudou o rumo que o esporte seguia no Brasil, desse dia em diante, o futebol deixou de ser elitista e começou sua jornada para se tornar o esporte do povo.

Além disso, o movimento fez com que o Colorado se tornasse um dos grandes clubes a serem batidos, tanto que existem diversos rivais do Internacional espalhados pelo país.

Os grandes rivais do Internacional

Esses rivais do Internacional já protagonizaram grandes jogos em diferentes épocas do futebol brasileiro. Sem mais delongas, acompanhe agora os times que protagonizam jogos históricos com o Colorado.

Gre-Nal – Grêmio

Muito provavelmente este seja o maior clássico do Brasil e, possivelmente, um dos maiores do mundo! A rivalidade entre Internacional e Grêmio vai muito além das partidas de futebol. 

Essa disputa entre os clubes começou bem no começo do século XX, antes mesmo do nascimento do Internacional no futebol.

Existem relatos de que o primeiro elenco formado pelo Colorado foi composto por jogadores negros ou de outras raças, em outras palavras, que não faziam parte da elite brasileira.

O primeiro Gre-Nal aconteceu pouco tempo após a criação do Colorado. Por se tratar de uma equipe recém formada e disputar com um clube que já era de grande expressão no estado, o Inter amargurou sua primeira derrota no clássico.

Desde então, os clubes criaram uma relação de ódio um pelo outro. Muitas partidas do clássico terminaram com ao menos uma expulsão, isso é apenas um reflexo do que os clubes e as torcidas sentem uma pela outra.

. Um ponto a ser destacado é que a rivalidade entre os clubes é tão grande que, nenhuma cor pertencente ao rival pode entrar no estádio do clube.

Ou seja, nada de azul tem acesso ao Beira-Rio e nada de vermelho chega aos arredores da Arena do Grêmio. 

Corinthians

Outra grande rivalidade do clube de Porto Alegre que envolve um histórico de brigas, mas nada comparadas ao Gre-Nal. 

O clássico que é disputado entre Internacional e Corinthians já foi palco de fortes emoções, escândalos e momentos inusitados no esporte.

A rivalidade começou em 1976, na época em que o Campeonato Brasileiro ainda era decidido com mata-mata. 

Internacional e Corinthians protagonizaram a final da edição deste ano, a partida foi disputada no Beira-Rio e ficou marcada pela hostilidade entre as duas torcidas durante o confronto, dando início assim a uma das maiores rivalidades interestaduais.

Desde então, o clássico só foi ganhando mais e mais capítulos conforme os anos passavam, como o escândalo da Máfia do Apito e o famoso “DVD”. 

Cruzeiro

Um clássico retrô. Essa é a melhor definição para o clássico protagonizado entre o Colorado e o clube mineiro. 

Em 2023, a rivalidade entre ambos os clubes não está lá nas primeiras prateleiras de clássicos, entretanto, quem já era torcedor de algum dos clubes nos anos 70 deve se lembrar do nível que o clássico era levado. 

O duelo entre Internacional e Cruzeiro dominou a década de setenta, ambas as equipes contavam com elencos fortíssimos e, consequentemente, duelavam em um alto nível em suas partidas.

Em 1972, as equipes disputavam uma partida válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro. O Colorado perdia de 2 a 1 quando, aos 39 do segundo tempo, Escurinho empatou a partida levando a torcida colorada a loucura.

Loucura essa que fez com que dois torcedores colorados tivessem mal-súbito e fossem encaminhados para o hospital.

No caminho, o Inter sacramentou a virada e venceu a partida, entretanto, os dois torcedores não resistiram e faleceram antes de chegar ao hospital.

Flamengo 

Um clássico que foi nascendo lentamente. Essa é a definição da rivalidade entre Internacional e Flamengo.

Não existe um histórico de brigas ou intrigas entre ambos os clubes, entretanto, os times já foram a pedra do sapato um do outro quando o assunto é conquista de títulos.

O confronto entre o Colorado e o Rubro-negro já foi palco de decisão de diversos jogos importantes, como a Libertadores e, mais recentemente, o Brasileirão de 2020.

O Campeonato brasileiro da temporada de 2020 teve que ser prolongado por consequência da Covid-19. Ambos os clubes disputaram o título até a última rodada, quando o Flamengo, mesmo sendo derrotado pelo São Paulo, levou a melhor na disputa graças a um empate entre Inter e Corinthians.

Destaque importante que o Colorado teve um gol anulado por impedimento no último lance da partida, o que só deixou a perda do campeonato ainda mais dolorida. 

Juvenal – Juventude

O clássico mais recente dessa lista que ainda está dando seus primeiros passos de relevância estadual, entretanto, já está nos top 3 maiores clássicos do estados. 

O Juventude é um clube de Porto Alegre que é considerado a terceira força do estado. A rivalidade entre o Colorado e o Alviverde Porto Alegrense surgiu “recentemente”, mais precisamente no Campeonato Gaúcho de 1998, quando a força verde se sagrou campeã pela primeira vez na história.

A derrota do Colorado ficou amargurada e não foi bem aceita pelo clube. Para piorar a situação, os clubes voltaram a se enfrentar no ano seguinte, dessa vez pela semifinal da Copa do Brasil.

O resultado foi, novamente, a vitória do lado verde. Entretanto, foi aplicada uma goleada de 4 a 0, placar que motivou o time Alviverde que se sagrou campeão daquela edição do torneio. 

Desde então, a relação entre ambos os clubes começou a se tornar ácida e resultou em grandes duelos, até o Inter prevalecer e dominar os placares dos duelos. 

E aí torcedor, lembrava de todas essas rivalidades históricas?