7 curiosidades sobre o antigo goleiro Gainete
Gainete é um dos goleiros históricos do Internacional. O catarinense foi jogador do Clube do Povo por mais de uma oportunidade, além de também ter participado do clube gaúcho fora dos gramados, sendo importante figura dentro da instituição. Confira algumas curiosidades sobre a vida do ex-jogador.
Confira as 7 curiosidades sobre o antigo goleiro Gainete
- Tricampeão Colorado: Enquanto estava no Internacional, o goleiro foi campeão do estadual em três oportunidades seguidas, tendo levantado os troféus do Gaúcho em 1969,1970 e 1971.
- Voadora Histórica: Gainete ainda é lembrado por ter dado uma voadora em um grupo de jogadores do maior rival em pleno GreNal de estreia do Beira Rio.
- Campeão em 3 regiões: Além de ter vencido no Sul, com o Internacional, o ex-jogador foi campeão estadual em outras duas regiões, mas como treinador, no Nordeste, vencendo o Campeonato Baiano, em 1985 e 1990, com o Vitória, e o Campeonato Goiano, com o Goiás, em 1989.
- Paredão Alvirubro: Em 1970, Gainete se tornou recordista nacional ao permanecer durante 1202 minutos sem sofrer gol enquanto defendia as redes do Clube do Povo.
- Diploma Duplo: Além de ser um futebolista de destaque, o ex-atleta ainda se dedicou aos estudos em sua juventude. Gainete se formou em dois cursos diferentes na faculdade, tendo concluído Educação Física, normal para esportistas, e uma outra profissão um pouco menos convencional no meio do futebol, Economia.
- Retorno ao Colorado: Depois de deixar os gramados, o goleiro não abandonou nem o futebol nem o Internacional, tendo se tornado treinador, comandando o clube em duas oportunidades. A primeira passagem foi entre 1977 e 1978 e a segunda foi em 1988.
- Vice Brasileiro: Como treinador, em 1986, comandou o Guarani em uma campanha histórica que terminou no vice-campeonato do time, que foi batido pelo São Paulo, nos pênaltis.