Fifa mandou ofício e confirma: Grêmio não é campeão mundial
A Fifa divulgou uma informação que gerou revolta entre os torcedores do Grêmio. Por meio do site oficial e do Twitter, a entidade afirmou que o Tricolor Gaúcho ainda não conquistou seu primeiro título de Mundial de Clubes. A questão gerou reclamação dos gremistas nas redes sociais.
No site oficial, a Fifa diz que o Grêmio “sentiu a sensação” de ser coroado com o melhor futebol do planeta em 1983. No entanto, a organização reitera que eles ainda buscam o Mundial de Clubes pela primeira vez. Isso porque o intercontinental conquistado há 40 anos não era organizado pela entidade máxima do futebol.
O assunto gerou polêmica em 2017, quando o Grêmio conquistou a Copa Libertadores da América e disputou o Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história. Desta forma, a Fifa publicou uma nota oficial para destacar que os tricolores estavam em busca do primeiro título.
“Como campeões intercontinentais há 34 anos, o Grêmio sabe o que é sentir ser coroado com o melhor futebol do planeta. O Tricolor gaúcho agora tem uma oportunidade única: concluir um incrível 2017, no qual o clube conquistou a terceira Libertadores levantando um troféu que ainda não adicionou a sua estante, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa”, diz a nota da Fifa.
A reação dos torcedores do Grêmio foi de indignação, já que, segundo eles, o clube busca o segundo troféu do Mundial de Clubes e não o primeiro. Os colorados, por sua vez, aproveitaram a situação para tirar onda e lembrar que são os únicos campeões intercontinentais do Rio Grande do Sul.
Inter e Grêmio podem conquistar novo Mundial
O Internacional e o Grêmio buscam uma participação no Super Mundial de Clubes que será organizado pela Fifa a partir de 2025. Os clubes podem entrar na competição com a conquista do título da Copa Libertadores em 2024. Até o momento, os times sul-americanos confirmados no torneio são o Flamengo e o Palmeiras.