Quem ganhou o GreNal foi a violência e quem pagou foi o torcedor
O GreNal 435 ficou manchado por conta dos episódios de violência após ataque ao ônibus que levava a delegação do Grêmio ao Estádio Beira-Rio. Vindos de diferentes pontos do estado, torcedores de ambas as equipes aguardaram durante horas até terem notícias do adiamento da partida.
Relatos de testemunhas que acompanharam a chegada da delegação gremista indicam que um grupo de torcedores organizados do Inter conseguiu acessar a pista isolada para a passagem do ônibus adversário. Mesmo com advertência da Brigada Militar, permaneceram na pista e acertaram pedradas no veículo.
Com o dano físico causado, Villasanti encaminhado ao hospital e outros atletas gremistas com ferimentos leves, era evidente o cenário de adiamento da partida. Neste ponto, após todo o absurdo da agressão, mais episódios de violência e falta de gestão marcaram a noite.
Torcedores abandonados no Beira-Rio
Logo após às 18h começaram os relatos no estádio sobre um possível adiamento da partida por conta do ataque ao ônibus do Grêmio. Torcedores com acesso a internet e rádio começaram a replicar as informações.
Diversos grupos vindo do interior, que aproveitaram a maior disponibilidade de ingressos por conta do feriado, estavam incrédulos de terem investido quantias consideráveis para deslocamento, estacionamento, alimentação e outros gastos relevantes.
A equipe do Portal do Colorado permaneceu no estádio até a confirmação oficial do adiamento, após às 20h, exatamente uma hora após o horário marcado para o início da partida. Até esse momento, nenhum comunicado oficial havia sido feito por parte do clube para o seu torcedor.
Todos aqueles que se deslocaram e foram atrapalhados por atos inconsequentes de uma minoria. Além disso, ficaram sem informações, totalmente abandonados no estádio.
Em outros focos de violência, torcedores agredidos, danos ao patrimônio do clube (por parte de ambas as torcidas) e uma série de episódios lamentáveis.
Como resultado, quem ganhou o GreNal foi a violência. Quem paga toda essa conta? todos os envolvidos que esperavam assistir um clássico disputado que agrega todo o lado lúdico do futebol. Para os torcedores que se deslocaram para o Estádio, derrota é o resultado em todos os aspectos e o prejuízo ficará, tanto para eles quanto para os clubes.