Mano Menezes calou o Beira-Rio duas vezes e deixou o Inter em apuros
O treinador foi anunciado como novo comandante colorado, na terça-feira (19). No entanto, sua história é atrelada ao Inter, desde o início da carreira. Mano Menezes iniciou como treinador das categorias de base do Colorado, e pouco tempo depois enfrentou o Colorado em duas finais.
O primeiro duelo significativo, foi o GreNal válido pela final do Gauchão, em 2006. Após empatar por 0 a 0 no jogo de ida, o Grêmio chegou ao Beira-Rio com o objetivo de quebrar o favoritismo colorado.
O Inter abriu o placar no primeiro tempo, após um lindo chute cruzado de Fernandão. Entretanto, na reta final da partida, Pedro Junior empatou de cabeça, e com a vantagem do gol qualificado, o tricolor ergueu a taça no gigante.
Mano voltou a calar o Beira-Rio em 2009
Três anos depois, Mano Menezes voltou enfrentar o Inter em uma final. Dessa vez, o confronto foi na decisão da Copa do Brasil, e novamente o treinador levou a melhor.
O Colorado duelou contra o Corinthians, e o alvinegro não deu chances para o time de Tite. No jogo de ida, o Timão venceu por 2 a 0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo Fenômeno.
Mesmo com uma pequena possibilidade de reverter o placar, a torcida colorada lotou o Beira-Rio para o jogo de volta. Contudo, o Corinthians obteve um começo avassalador e novamente abriu 2 a 0 no placar.
O Inter reagiu na segunda etapa, e empatou a partida. Logo após o segundo gol colorado ocorreu uma grande confusão proporcionada por D’alessandro, que se irritou com algumas atitudes dos jogadores alvinegros.
O jogo acabou empatado por 2 a 2, e o time de Mano Menezes conquistou a taça em pleno Beira-Rio. Foi o quarto título da carreira do treinador, somado a duas conquistas da Série B, além do Campeonato Gaúcho.