Libra: veja como pode ser a divisão de dinheiro na nova liga
Os times do futebol brasileiro estão debatendo a criação de uma nova liga. A divisão das receitas aparece como um dos maiores imbróglios para que os detalhes sejam acertados e os clubes estão participando de reuniões para definir a situação.
A divisão das receitas na Liga Libra prevê o que for arrecadado no modelo 40-30-30. Isso significa que 40% do bolo será repassado de forma igualitária, outros 30% divididos de acordo com o desempenho apresentado na competição e 30% conforme o engajamento do clube.
Outra corrente, liderada pelo Atlético-MG e chamada de Forte Futebol, pede uma divisão seguindo a mesma lógica, porém na base 50-25-25.
Os 30% distribuídos de acordo com o desempenho foram explicados em uma tabela que mostra o funcionamento do pagamento. O primeiro colocado receberá 6% do total, o vice fica com 5,67% e o valor vai descendo até o 16° colocado, que fica com 1%.
Os outros rebaixados ficariam com 0,5% cada, mas o item ainda está em debate e pode sofrer alterações nas próximas reuniões. Alguns clubes defendem a hipótese de que a diferença do campeão para o último seja menor.
Libra: a divisão de valores entre as Séries A e B
Em relação a receita total em cada competição, o estatuto prevê que 85% ficará com a Série A e o restante com a Série B. Os times da elite teriam peso 2 nas votações e os da segunda divisão peso 1. A divisão também está em debate e pode ser alterada para a base 80-20.
A Libra também propõe que o período entre 2025 e 2029 funcione como uma transição para não prejudicar os clubes. A ideia é evitar que uma equipe saia perdendo muito dinheiro com a mudança imediata.