Copa do Mundo permite cinco substituições e cada seleção com 26 jogadores
A International Football Association Board (IFAB), responsável por regular as regras no futebol, aprovou novas alterações no esporte. As definições foram confirmadas em reunião realizada em Doha, no Catar, nesta segunda-feira (13).
Durante a reunião, a entidade aprovou as cinco substituições em uma partida de forma definitiva. A medida tinha sido temporariamente implementada por causa da pandemia de Covid-19, porém acabou recebendo um feedback positivo no futebol internacional.
Além disso, os treinadores poderão contar com até 15 atletas no banco de reservas a partir do dia 1 de julho. A IFAB também confirmou a restrição de três janelas para substituições, além do intervalo da partida.
No comunicado sobre as novas alterações, a entidade não esclareceu se haverá a liberação de 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo no Catar. A tendência é que isso ocorra, porém a decisão deve partir da Fifa.
O técnico da Seleção Brasileira, Tite, é a favor dessas alterações no futebol. O comandante fez parte de reunião da Fifa com outros comandantes para falar sobre as mudanças e se mostrou favorável aos 26 jogadores convocados.
Tite planeja 26 convocados no Brasil
Mesmo sem a confirmação da Fifa, a comissão técnica da Seleção Brasileira está planejando a equipe com 26 convocados. Tite quer aproveitar o aumento das vagas para chamar peças que fortaleçam o setor ofensivo.
Durante as últimas convocações, o Brasil seguiu a regra que ainda não foi adotada e chamou mais de 23 jogadores. A expectativa é de que a seleção convoque dois atacantes e um meia para a Copa do Mundo no Catar.
A Seleção Brasileira ainda terá mais dois jogos antes de definir os convocados para o mundial. Em setembro, o Brasil terá duelos contra o México e a Argentina.