Por que o Internacional tem este nome?
Entender a origem do nome de um clube de futebol nem sempre é uma tarefa difícil. Na grande maioria das vezes, as equipes carregam a nomenclatura do bairro, cidade ou estado onde estão inseridas – mas, como tudo na vida, existem algumas exceções. Afinal de contas, por que o Internacional tem este nome?
O Internacional é uma das duas grandes equipes do Rio Grande do Sul, mais especificamente da capital do estado gaúcho – Porto Alegre. No entanto, o seu nome nada tem a ver com a questão geográfica de onde surgiu ou foi fundado. Na verdade, a história é um pouco mais complexa e tem ligação até mesmo com outro estado brasileiro.
São muitas as versões difundidas ao longo dos anos quanto ao porquê da escolha de Internacional como nome do clube. Ainda assim, todas têm uma pequena questão em comum: o desejo dos fundadores em criarem uma equipe para todos, em um cenário não muito favorável para imigrantes na época.
Sendo assim, para descobrir por que o Sport Club Internacional tem este nome, primeiramente é preciso entender o contexto de Porto Alegre no início do século XX. Confira:
A criação do Sport Club Internacional
O Sport Club Internacional foi fundado em 4 de abril de 1909, pelos irmãos José, Luiz e Henrique Poppe. Paulistas, os comerciantes foram de São Paulo a Porto Alegre no início dos anos 1900, com o objetivo de tentar a vida na capital gaúcha, mas sem nunca abandonar o gosto e a paixão por futebol.
Quando chegaram em Porto Alegre, os irmãos Poppe tentaram se integrar à sociedade do município e jogar por algum clube de futebol da cidade. Na época, havia somente duas equipes em POA: o Grêmio e o Fussball Porto Alegre, sendo este último uma sociedade multiesportiva – e não somente uma equipe futebolística.
Acontece que na Porto Alegre do início do século XX, o futebol era um esporte somente de estrangeiros. Os boatos são de que os clubes da capital naquela época não aceitavam brasileiros, somente descendentes de alemães – etnia de maior presença naquela região do RS até então.
Foi então que, segundo aponta a história, os irmãos Poppe tiveram a ideia de fundar uma equipe que aceitasse pessoas de todas as nacionalidades, não se restringindo para nada. Os paulistas, que já haviam jogado em clubes de São Paulo, decidiram então batizar o nome do novo clube gaúcho de Internacional.
Internacional teria recebido esse nome por causa de um clube de São Paulo
A grande maioria das menções quanto ao porquê do nome do Sport Club Internacional apontam para uma homenagem dos irmãos Poppe a um clube de São Paulo. As datas de quando a escolha foi feita variam mas, nesse caso, o porquê da nomenclatura da equipe gaúcha permanece a mesma.
Como já citado anteriormente, os irmãos Poppe moravam em São Paulo antes de chegar a Porto Alegre. Na época, a capital paulista contava com um clube também chamado de Internacional, o qual acabou encerrando as suas atividades em 1933, após a fusão com outra equipe do estado.
Em alguns relatos, há também a história de que os próprios irmãos Poppe haviam jogado no Internacional de São Paulo durante um tempo. Sendo assim, quando chegaram em Porto Alegre e tiveram que criar um clube para poder atuar com o futebol, decidiram homenagear a equipe paulista.
Uma suposta homenagem italiana
Ainda que a grande maioria das histórias apontem para o nome do Internacional de Porto Alegre como homenagem à equipe paulista de mesmo nome, existem alguns outros boatos. Um deles é o de que o clube gaúcho fundado pelos irmãos Poppe recebeu esse nome como uma homenagem italiana.
De acordo com uma publicação do Sport Club Internacional de 1994, em edição comemorativa aos 25 anos do estádio Beira-Rio, a escolha surgiu em uma reunião em que os fundadores estavam defendendo o porquê do nome. Foi então que Henrique Poppe falou sobre as vantagens de optar por Internacional.
Segundo ele, para a alta sociedade de Porto Alegre, Inter, ou Internazionale, é o nome de um grande clube de futebol da cidade de Milão, da Itália. Portanto, essa ligação estrangeira poderia ajudar a fazer com que a equipe fosse mais “aceita” entre os porto-alegrenses. Além disso, os pais dos irmãos Poppe vieram da Itália – o que também serviria como homenagem.
Acontece que na mesma publicação há a argumentação de que o Sport Club Internacional também recebeu esse nome em função da equipe paulista defendida pelos irmãos Poppe enquanto estiveram em São Paulo. Por fim, tudo leva a crer que a inspiração veio realmente do antigo clube de mesma nomenclatura.
Internacional: um clube criado para o povo
Outra tese que fundamenta a escolha do nome Sport Club Internacional tem a ver justamente com o momento do futebol em Porto Alegre no início dos anos 1900. Como já citado anteriormente, na época as duas equipes da capital gaúcha não aceitavam jogadores de outras nacionalidades e descendências se não de alemães.
Sendo assim, o Internacional de Porto Alegre também surgiu para “internacionalizar” o futebol na capital gaúcha, tirando o controle do esporte apenas das mãos dos descendentes. No livro Meu Coração é Vermelho, de Ruy Carlos Ostermann, há inclusive menção a fala de um dos irmãos fundadores do clube que corrobora para esse entendimento de uma equipe internacional.
Na obra, é dito que Henrique Poppe afirmou que, ali, em 1909, estava sendo fundado um clube para brasileiros e estrangeiros. Assim, seria um time internacional, aberto para todos, uma equipe criada para o povo em uma época que somente os descendentes de alemães podiam jogar futebol em Porto Alegre.