Conheça todos os apelidos do Internacional
A história mais que centenária do Internacional fez com que o Colorado ganhasse nomenclaturas populares entre os torcedores de todo Brasil. Tudo começou em 1909, quando os populares ”Irmãos poppes” nomearam o clube de Internacional. Depois disso, derivados como Colorado, Clube do Povo, Celeiro de Ases, dentre outros, acabaram surgindo.
Desse modo, vamos relembrar a origem de cada um dos históricos apelidos do time alvirrubro de Porto Alegre, sendo muitos utilizados até os dias atuais, não apenas pelo clube, mas também pelo torcedor.
Quais são as alcunhas do Internacional?
Inter
Colorado
Clube do Povo
Celeiro de Ases
Orgulho do Brasil
Rolo Compressor
Campeão de Tudo
Quando o Inter foi fundado?
No dia 4 de abril de 1909, em Porto Alegre
Internacional
Apesar de muitas vezes a nomenclatura das equipes não serem relacionados ao sentido literal, no caso do Inter, o nome do time tem sentido histórico e social. Isso porque Henrique Poppe e Luiz Madeira Poppe fundaram o clube na intenção de abrir portas para os cidadãos não-germânicos. Com isso, Internacional indicava a abertura da agremiação para todas as origens.
Vale lembrar que a abreviação do nome acabou se tornando Inter e popularizou o clube com o nome, muitas vezes mais utilizado do que Internacional ao longo da história.
Colorado
Popularmente conhecido como a denominação do vermelho, “Colorado” também é referido aos torcedores do Inter e também do Vila Nova. Isso porque as equipes possuem a cor vermelha como tradicional nos uniformes.
Vale lembrar que até mesmo personagens do humor mundial utilizam o termo, por exemplo, o Chapolin Colorado, por conta da coloração da vestimenta do herói. Com isso, logo após a definição do padrão de cor alvirrubro, os torcedores do Inter foram rotulados com o tempo.
Clube do Povo
Outro rótulo da equipe colorada é de Clube do Povo. Também com valor histórico, a nomenclatura se deu pela inclusão de pessoas de baixa renda desde a fundação da equipe. Além de que, o Inter quebrou barreiras tradicionais ao ser a primeira agremiação do Rio Grande do Sul a aceitar jogadores negros, sendo o estreante, Dirceu Alves, em 1925.
O termo é descrito em diversos cantos do Beira-Rio para identificar o clube. Além do Inter, o Corinthians também carrega o nome em suas origens por conta de motivos semelhantes.
Celeiro de Ases
Nome do hino colorado, Celeiro de Ases foi composto em 1957 por Nelson Silva. O carioca, que adotou o Colorado como clube do coração criou a canção que se eternizou para o decorrer da história do clube. O termo foi inspirado no histórico Rolo Compressor, que dominou o futebol gaúcho durante uma década.
Atualmente, o termo é utilizado para identificar às categorias de base do Inter. A frase pode ser notada na última estrofe do hino em que Nélson conclui com: “Colorado de ases e celeiro, teus astros cintilam, num céu sempre azul. Vibra o Brasil inteiro com o Clube do Povo do Rio Grande do Sul”.
Orgulho do Brasil
Frase estampada em algumas faixas no Beira-Rio, ”Orgulho do Brasil” se dá também pelo hino do clube. Na estrofe final da primeira parte do hino, Nélson Silva, define a canção com maestria cantando: ”Correm os anos, surge o amanhã, radioso de luz, varonil, segue tua senda de vitória, colorado das glórias, ORGULHO DO BRASIL”.
Rolo Compressor
Entoado também em algumas canções da torcida colorada, o termo ”Rolo Compressor” se popularizou na década de 1940. Isso porque Vicente Rao (histórico torcedor do clube) desenhava caricaturas na qual o time orquestrado por Tesourinha ”atropelava” os adversários.
Desse modo, o termo popularizou nos jornais da capital gaúcha. Durante a década, o Inter empilhou diversos títulos gaúchos e construiu grande supremacia no clássico Grenal, na qual perdura atualmente.
Campeão de Tudo
Embora existam algumas restrições quanto o termo, o nome de ”Campeão de Tudo” foi rotulado ao Inter após a conquista da Copa Sul-Americana em 2008. Na ocasião, o time de Tite concluiu a última taça possível para um clube brasileiro. Antes disso, o Colorado já havia sido campeão estadual, nacional, continental e mundial. Sendo assim, preenchendo todas as esferas possíveis.
A vitória histórica ocorreu no duelo com o Estudiantes e fez com que o Inter se tornasse o primeiro clube brasileiro a vencer o torneio continental.