Colorado Fanáticos
Notícias do Internacional

História Completa do Sport Club Internacional

O Sport Club Internacional foi uma das poucas equipes brasileiras que conseguiu, de fato, levar o nome do Brasil para o exterior em campeonatos disputados no exterior. No entanto, muito antes de atingir esse feito, já fazia história em em sua própria terra. História essa, inclusive, que começou há mais de um século – e continua sendo escrita com títulos e conquistas.

O Inter foi fundado no dia 4 de abril de 1909. O jornalista Henrique Poppe Leão e seus irmãos, Luiz Madeira Poppe e José Eduardo Poppe, foram os responsáveis por erguer a equipe de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, que décadas mais tarde iria conquistar o Brasil e o mundo. 

A fundação do Sport Club Internacional, no entanto, ocorreu por conta de uma certa restrição em Porto Alegre. Os irmãos Poppe chegaram na capital gaúcha em 1901, vindos de São Paulo, e tiveram dificuldades para praticar futebol na cidade – algo que faziam a gosto no estado onde viviam anteriormente.

As dificuldades eram referentes ao fato de que os principais clubes de Porto Alegre, naquela época, só aceitavam descendentes de alemães. Quando fundaram uma equipe aberta para todas as etnias, os irmãos Poppe decidiram, inclusive, homenagear esse posicionamento, colocando o nome do clube de Internacional.

O primeiro jogo do Sport Club Internacional 

Diferente de outros clubes consagrados do futebol brasileiro, como o Flamengo, que demoraram anos para estrear nos campos, o Sport Club Internacional levou pouco mais de três meses para fazer a sua primeira partida. A estreia ocorreu no dia 18 de julho, justamente contra o seu principal rival, até os dias de hoje: o Grêmio.

Time do Internacional em 1919

O jogo, na ocasião, foi realizado no Estádio da Baixada, localizado no bairro Moinhos de Vento. O resultado, no entanto, foi um daqueles para ser esquecido por todo e qualquer time de futebol, ainda mais um estreante. O Colorado perdeu por nada mais nada menos do que 10 a 0 na casa do adversário.

O resultado negativo, no entanto, não necessariamente afetou a equipe. Afinal de contas, tratava-se de uma estreia. Alguns meses depois, o Clube do Povo voltou a disputar uma partida, dessa vez com a Militar Football Club, equipe que na época era vista com respeito e bons olhos. O resultado? 0 a 0.

Foi somente em outubro, no dia 12, que o Internacional conquistou a primeira vitória da sua história. O resultado positivo veio justamente contra o Militar, que no ano seguinte viria a ser campeão citadino. Placar final do confronto entre as duas equipes ficou em 2 a 1 para o Colorado – que finalmente inaugurou os bons resultados. 

 Os primeiros títulos do Sport Club Internacional 

Pode-se dizer que não demorou tanto tempo para que o Sport Club Internacional começasse a conquistar alguns títulos. Na verdade, a primeira vez em que a equipe de Porto Alegre levantou uma taça de campeã foi cerca de quatro anos depois de sua inauguração, em 1913.

Naquele ano, a equipe conquistou o Campeonato Metropolitano de Porto Alegre de forma invicta, ou seja, sem perder uma partida sequer. No ano seguinte, em 1914, o Colorado voltaria a ser campeão dessa competição, mostrando um início um tanto quanto promissor dentro do esporte.

Na década de 1920, o Internacional começou ainda a fazer movimentos importantes para a sua consolidação enquanto clube de futebol. Primeiramente, com a abertura para entrada de jogadores negros, funcionários públicos, trabalhadores do comércio e até mesmo de estivadores.

Até então, o Inter era uma promessa do futebol brasileiro e estadual. No entanto, a primeira vez em que o Colorado conquistou o título de campeão do Campeonato Gaúcho foi em 7 de setembro de 1927, quando venceu o Bagé no estádio da Baixada por 3 a 1. A conquista foi um marco – e um divisor de águas na história da equipe.

Todas as taças levantadas pelo Colorado 

Em mais de um século de história, o Sport Club Internacional já levantou 85 títulos. É uma média incrível para um clube de futebol, que se aproxima de 1 título por ano, praticamente. Estas, no entanto, são divididas em diversas categorias: de taças regionais e estaduais até continentais e, até mesmo, internacionais.

Dos títulos municipais, o Internacional já venceu 24. Por 24 vezes, a equipe levantou a taça do Citadino de Porto Alegre, torneio que não existe mais. Em nível estadual foram 49 títulos conquistados, sendo que 45 deles foram do Campeonato Gaúcho, dois da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e dois da Recopa Gaúcha.

O Internacional possui uma conquista interestadual em seu hall de troféus: o Torneio Heleno Nunes, conquistado pela equipe gaúcha em 1984. Em nível nacional, são quatro taças ao todo: três do Campeonato Brasileiro (1975, 1976 e 1979) e uma Copa do Brasil, ganha no ano de 1992.

O Colorado também possui taças continentais. O clube ganhou a Libertadores da América duas vezes, 2006 e 2010, consolidando uma era de vitórias de brasileiros na competição naquele período, sendo seguido de Santos e Corinthians. Venceu também Copa Sul-Americana uma vez, em 2008 (o primeiro do país a ser campeão do torneio), e a Recopa Sul-Americana em duas oportunidades (2007 e 2011). Vale lembrar que em 2006 a equipe se tornou uma das poucas do Brasil que conquistaram o Mundial de Clubes.

Jogadores que fizeram história com o Internacional 

Um grande time de futebol é feito, obviamente, por grandes jogadores. A história do Internacional de Porto Alegre mostra que o clube formou e consolidou diversos jogadores de alto nível ao longo de seus mais de 100 anos de existência. Alguns, inclusive, chegaram a conquistar o mundo com a bola nos pés.

O maior ídolo da história do Internacional é, de forma incontestável, Falcão. O volante, também chamado de Rei de Roma pelo período em que atuou na Itália e que encerrou a sua carreira no São Paulo em 1986, foi a principal figura do Colorado na melhor década do clube até hoje, os anos 1970, quando a equipe ganhou nada mais nada menos do que três vezes o Campeonato Brasileiro. 

Fernandão é outro jogador que ficou eternizado na história do Internacional e na memória do torcedor colorado. O centroavante participou da vitoriosa campanha de 2006, quando o clube levou para casa não somente a Libertadores da América como, também, o Mundial de Clubes em cima do Barcelona. Em 2004, ele marcou um gol que praticamente decretou a queda do Grêmio no Brasileirão.

No hall dos principais jogadores da história do Inter ainda figuram outras peças históricas. O argentino D’Alessandro é um deles, craque que comandou o Colorado por anos e anos nas campanhas mais recentes, com destaque para a Sul-Americana e a segunda Libertadores do time. Deixou o Clube do Povo em 2016 e voltou no ano seguinte para jogar a Série B, se tornando ainda mais ídolo. 

O zagueiro Figueroa também foi imbatível com a camisa do Inter, marcando época na década de 1970, quando faturou cinco vezes o Gauchão e os Brasileiros de 75 e 76. Até hoje, ele é considerado um dos maiores defensores da história do futebol, eleito um dos melhores da Copa do Mundo de 1974 e vencendo como melhor jogador do continente três vezes.

Existem muitos outros nomes que podem ser ligados diretamente à história do Internacional. Um exemplo é o também zagueiro Índio, assim como Valdomiro, Tesourinha, Rafael Sóbis, Claudiomiro e outros que, para o torcedor Colorado, são inesquecíveis.

Saci é o mascote oficial do Inter

O Saci-Pererê é o mascote colorado. O Internacional foi fundado em 1909, mesmo ano que a compositora Chiquinha Gonzaga lançou a marchinha “O Saci-Pererê”. Nas décadas seguintes, os escritores Monteiro Lobato e Ziraldo ajudaram a popularizar as histórias do moleque travesso, que já era uma lenda antiga no Brasil.

A partir da década de 1950, a imprensa gaúcha começou a comparar o Colorado com o personagem folclórico. Afinal, naquele período, poucos times abriam as portas para negros, como acontecia com Vasco da Gama e Internacional. Porém, a oficialização do Saci como mascote do time veio somente em 2016.

Cores oficiais do Internacional

Ac cores do Clube do Povo foram escolhidas por causa do carnaval, os fundadores era fãs da folia que acontecia nas ruas de Porto Alegre. Então, eles tiveram duas ideias para os uniformes, os vermelhos e brancos da Sociedade Venezianos Carnavalescos e os alviverdes da Sociedade Esmeraldinos Porto-Alegrenses.

A escolha por vermelho e branco aconteceu logo numa das primeiras reuniões do clube, em 11 de abril de 1909. O primeiro uniforme da história do clube foi produzido por Hubertina Fachel, contendo listras verticais vermelhas e brancas, possuindo calções brancos e meias pretas.