Maior jogo da história do Grêmio foi na Série B e fizeram até um filme
A Batalha dos Aflitos entrou para a história, sendo considerada um dos maiores jogos da história do Grêmio. O duelo, disputado contra o Náutico em 2005, serviu para definir o acesso do clube para a elite do futebol brasileiro.
O ganhador da partida conquistaria a classificação para a Primeira Divisão. O Grêmio teve quatro jogadores expulsos depois de algumas confusões que ocorreram no gramado, mas mesmo assim conseguiu encontrar um gol após o Náutico perder pênalti.
O Tricolor conseguiu sair vitorioso e retornou à Série A. O desempenho dos sete jogadores que estavam em campo é lembrado até hoje pelos torcedores do clube.
O jogo entrou para a história do Grêmio e ainda é considerado um dos maiores duelos do clube, segundo os próprios torcedores. O confronto, inclusive, acabou virando tema de um filme produzido por gremistas.
Anos depois do ocorrido, o Grêmio pode garantir o acesso à Série A em outro confronto contra o Náutico. O Tricolor Gaúcho enfrenta os pernambucanos no domingo (23), às 16h, na Arena OAS.
Grêmio pode garantir vaga na Série A
O Grêmio tem 58 pontos e aparece na segunda colocação, com cinco de diferença para o quinto colocado, Sport. Para garantir o acesso, o Tricolor precisa contar o empate ou a derrota de Sport, Sampaio Corrêa e Criciúma. As equipes enfrentam, respectivamente, Londrina, Ituano e Vasco.
O Tricolor Gaúcho precisa ter pelo menos sete pontos de distância em relação ao quinto colocado. A equipe vai em busca do objetivo na próxima rodada, restando três partidas para o término da competição. Segundo o departamento de matemática da UFMG, o Grêmio tem 97,1% de chance de acesso.
Os jogos dos rivais diretos do Grêmio:
- 16h30 – Londrina x Sport, no Estádio do Café
- 16h30 – Vasco x Criciúma, em São Januário
- 18h30 – Ituano x Sampaio Corrêa, no Novelli Júnior