Inter emprestou atacante de R$ 308 milhões e ele ainda não foi titular no Brasileirão
Sem espaço no Inter, Guilherme Pato foi emprestado para o Cuiabá até dezembro de 2021 e o jogador está no banco de reservas. O atleta de 20 anos era uma das maiores promessas da base do Colorado e por esse motivo ele recebeu multa e salário acima da média em comparação com os jogadores da mesma idade.
Guilherme Pato subiu para os profissionais do Internacional em janeiro de 2020, após ser campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior fazendo gol na final, e nunca foi uma unanimidade no elenco. Ele fez apenas três jogos na temporada e foi emprestado para a Ponte Preta, que estava disputando a Série B.
O atacante assumiu a titularidade e foi um dos principais jogadores na campanha da equipe paulista, que ficou na 7° posição da competição. Ele disputou 33 jogos, marcou quatro gols e distribuiu quatro assistências.
O ponta retornou ao Internacional e jogou as três primeiras partidas da temporada no Campeonato Gaúcho, em que marcou um gol e deu uma assistência, mas as atuações não foram convincentes e ele foi emprestado para o Cuiabá.
Guilherme Pato disputou 20 jogos, marcou dois gols e deu três assistências pela equipe mato-grossense, mas no Brasileirão o atacante não recebe tanto espaço, já que participou de apenas sete jogos (não marcou nenhum gol) e veio do banco de reservas em todos.
O retorno de Pato ao Inter
O jogador, que tem uma multa de 50 milhões de euros (cerca de R$ 308,5 na cotação atual), retorna ao Internacional na próxima temporada e o contrato encerra em dezembro de 2022. Pato não deve ser utilizado e intenção dos dirigentes do Colorado é negociar ele para fazer caixa.