4 momentos importantes ajudam explicar o 2022 de Taison no Inter
Em meados da temporada de 2021, Taison cumpriu a promessa que fez desde a saída de Porto Alegre e regressou ao Inter. O meia-atacante colorado nunca escondeu seu carinho pelo clube e, mesmo atuando por mais de uma década no Leste-Europeu, sempre encontrou meios de acompanhar o Clube do Povo. Contudo, a segunda temporada após o retorno foi cercada de momentos conturbados os quais atrapalharam e muito o desempenho do atleta, sendo fatos dentro e fora das quatro linhas.
Com isso, quatro momentos que fogem da parte técnica foram elencados para tentar explicar o período turbulento que o capitão colorado enfrentou em 2022, algo que, segundo o próprio jogador, acabou interferindo no seu trabalho.
Morte do irmão
Já no início da temporada Taison enfrentou uma perda significativa na família. Em 22 de fevereiro, seu irmão acabou falecendo após a tentativa de invasão em um condomínio sediado em Florianópolis. Depois de ser contido por alguns moradores, Leandro Barcellos Freda não resistiu e veio à óbito.
Greve no Inter
O segundo período turbulento na vida do jogador foi totalmente distinto de perda familiar. Dessa vez, Taison viveu seu pior período junto à torcida colorada. Isso porque após o clube atrasar três meses de direitos de imagem, o meia-atacante acabou sendo acusado de liderar uma greve em que os atletas se recusaram a treinar, fato inédito na história do clube. Depois disso, a relação com a torcida se tornou completamente conturbada levando, inclusive, a momentos nos quais o camisa 7 foi alvo de vaias no Gigante.
Perda do pênalti contra o Melgar
Completamente de mal com o torcedor, Taison obteve a oportunidade de retomar a idolatria nas quartas de final da Sul-Americana. Na ocasião, o jogador regressou após um longo período de lesões, mas a chance das pazes foi por água abaixo após o desperdício do pênalti contra o Melgar, o que acabou resultando na classificação da equipe peruana em pleno Beira-Rio.
Morte do pai
Já com a temporada encaminhada para o fim, o ídolo colorado viveu um de seus piores momentos não apenas do ano, mas da vida. Isso porque, após lutar contra o câncer, seu pai acabou não resistindo. Com isso, em 4 de outubro, Taison anunciou a morte Ademir Oliveira Freda, algo que não fez com que o jogador se afastasse dos gramados, ao contrário disso, no jogo seguinte após o fato, o camisa 7 foi ao campo e homenageou Ademir nas redes sociais.