Quais seleções da Ásia vão jogar a Copa do Mundo 2022?
A Copa do Mundo se aproxima e fica a dúvida de quantas seleções do continente asiático participarão do torneio e quais são elas. A Ásia envia “cinco” países para o Mundial, as aspas acontecem pois a Austrália compete dentro das eliminatórias competindo por vaga com esses países, podendo roubar uma dessas vagas, como aconteceu nesta edição.
Além disso, o continente também conta com a participação do Catar, que é país sede do mundial. As quatro Seleções que se classificaram de maneira direta foram Irã, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Japão. Já a repescagem contou com a vitória do país da Oceania sobre os Emirados Árabes Unidos, ficando com a última vaga para a Copa do Mundo.
Agora, os países asiáticos tentam um título inédito do torneio, tendo em vista que nenhuma Seleção de fora da Europa ou América do Sul já conquistou o troféu mais cobiçado de todo o mundo. Atualmente os países europeus detém 12 títulos, enquanto os sul-americanos tem 9 ao todo, com o Brasil tomando a frente com 5 conquistados.
O torneio já entrou em contagem regressiva para o início, que acontece neste final de semana, no domingo, dia 20 de novembro.
Grupos das Seleções asiáticas na Copa do Mundo
As seleções do continente não possuem grande bagagem em Copas do Mundo, o que torna a maioria de suas vidas em seus grupos um pouco complicada. A começar pelo país sede do torneio, o Catar, que terá que enfrentar Equador, Senegal e Holanda para passar de fase em casa.
Já no Grupo B, Irã terá que lidar com Inglaterra, campeã uma vez do torneio, Estados Unidos e País de Gales. O Grupo C terá a Arábia Saudita, com uma missão complicada, tendo que enfrentar a duas vezes campeã e uma das favoritas Argentina, do craque Lionel Messi, o México, que costuma ir bem em copas, e a Polônia, do goleador Robert Lewandowski.
Já a infiltrada Austrália ficou no grupo D, com França, Dinamarca e Tunísia. O Japão se complicou ficando no mesmo grupo, o E, de Espanha, Costa Rica e Alemanha. Já a Coreia do Sul foi parar no grupo H, com Portugal, Gana e Uruguai, seleções habituadas com o torneio.