Inter não decide uma final de Gauchão no Beira-Rio desde 2016
O Internacional surpreendentemente não disputa uma final de um Campeonato Gaúcho em seu estádio já tem alguns anos. O time gaúcho vem de uma grande crise de títulos nos últimos anos, não conseguindo nem levantar o troféu do estadual, e isso poderia ser resolvido caso conseguisse uma campanha boa o suficiente para levar a finalíssima para os seus domínios.
O último título conquistado pelo Clube do Povo foi o Gauchão de 2016, coincidentemente foi a última final da competição em que o time disputou a partida de volta, a decisiva, nos seus domínios. Desde aquele fatídico ano, não foram nem mesmo em todas as finais que o Colorado conseguiu chegar, deixando uma grande expectativa para a edição de 2023.
Relembre as últimas finais de Gauchão com o Inter
Em 2016, o Internacional atropelou o Juventude na final do Gauchão para ficar com a taça, se sagrando hexacampeão pela terceira vez em sua história. Depois disso, no entanto, poucas glórias acabaram chegando ao Beira-Rio, ainda mais que nenhuma grande final de estadual foi feita no estádio depois disso, mesmo quando o time chegou lá.
Em 2017, o Clube do Povo chegou na final, mas acabou empatando no tempo normal contra o Novo Hamburgo, tendo perdido nos pênaltis e permitido que o Noia chegasse ao seu primeiro título da competição. Já em 2018, o Inter nem ao menos chegou na final que foi disputada entre Brasil de Pelotas e Grêmio, com o time de azul levando a melhor.
Um ano depois, o Inter volta à final, contra o Grêmio. Um empate sem gols leva aos pênaltis, onde o Tricolor leva a melhor, com a partida sendo disputada na Arena da OAS. Em 2020, mais uma final sem o Colorado, o Tricolor perdeu para o Caxias do Sul, mas ainda levou a taça.
Em 2021, uma arena vazia viu o Grêmio ser campeão após um empate em 1 a 1, já que levou o primeiro jogo no Beira-Rio. Já em 2022, o Colorado não chegou até a final, que foi vencida pelo maior rival, contra o Ypiranga de Erechim.