Veja as novas regras do Brasileirão – parte 1
Neste sábado (15), começa o Campeonato Brasileiro de 2023. Para esta edição do torneio nacional, a CBF aprovou algumas mudanças em relação as regras. O Inter entra em campo às 18h30, contra a equipe do Fortaleza, no Estádio Castelão, no Ceará.
A primeira nova regra é na cobrança de pênalti. “O goleiro não deve se comportar de uma maneira que distraia o batedor de uma forma injusta. por exemplo, retardar a execução da cobrança ou tocar nas traves, no travessão ou na rede da meta.
Essa regra ganhou força nos bastidores após a Seleção da Argentina conquistar a Copa do Mundo do Catar. O goleiro Emiliano Martínez foi um dos grandes nomes da equipe Albiceleste na campanha do título mundial. Entretanto, os comportamentos de Dibu debaixo das traves durante as penalidades fizeram com que a FIFA fosse mais rigorosas com os arqueiros.
Alterações na regra do impedimento
Também existem mudanças no impedimento. A partir de hoje, se as linhas vermelha (do defensor) e azul (do atacante) se encostarem, elas serão consideradas uma só, beneficiando o atacante.
“Todas vezes que as linhas se sobrepuserem, a linha vai ficar de cor azul, o que beneficiará a equipe atacante. Isso vai ao encontro do que solicitam os clubes. E ao que o mundo tem praticado para aproximar essa linha virtual de uma justiça esportiva maior”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, em vídeo divulgado pela CBF na última terça-feira (11).