Presidente do Corinthians admitiu trapaça que tirou título do Inter
O escândalo do Brasileirão de 2005, que tirou o título do Internacional, continua sendo pauta no futebol brasileiro. A anulação de jogos e as polêmicas que acabaram resultando no título do Corinthians são lembradas até hoje pelos torcedores.
O presidente do Corinthians na época do título, Alberto Dualib, concedeu uma entrevista ao Uol Esporte para falar sobre o assunto. Ele destacou que o Internacional merecia ter sido o campeão e até já comentou isso em uma conversa com Fernando Carvalho.
“Merecia. Falei para ele (Fernando Carvalho). Falei para o presidente: ‘Eu ganhei errado, você devia ser campeão’. É difícil falar isso, mas eu falei. Falei para ele”, afirmou Dualib, que foi presidente do Corinthians entre 1993 e 2007.
Na época, o campeonato foi manchado por conta de um escândalo de manipulação de resultados que envolvia o árbitro Edílson Pereira de Carvalho. O STJD decidiu anular todos os jogos apitados por Edílson e exigiu uma nova realização dos confrontos.
Corinthians foi beneficiado em 2005
No momento das anulações, o Corinthians liderava o campeonato com 53 pontos, enquanto o Inter tinha 52. O Clube do Povo teve apenas um jogo anulado (vitória sobre o Coritiba), enquanto o Corinthians teve duas derrotas remarcadas.
A situação acabou beneficiando o Corinthians, já que conquistou mais quatro pontos (venceu o Santos e empatou com o São Paulo). Enquanto isso, o Colorado manteu a vitória contra o Coritiba e continuou com a mesma pontuação.
Ao fim do campeonato, o Corinthians foi campeão com 81 pontos, contra 78 do Inter. Sem as anulações, o Alvinegro teria apenas 77 e o Colorado manteria os 78. A injustiça na decisão do título é lembrada até hoje pelos torcedores e ex-dirigentes do Clube do Povo.