“Furacão” do Grêmio perdeu força e está prestes a ser rebaixado na Europa
Formado nas categorias de base do Grêmio, o atacante Tetê era visto como uma das maiores promessas do Rio Grande do Sul. O atleta brilhava no Tricolor Gaúcho e chegou até a receber o apelido de “Furacão” por conta das atuações.
O jovem iniciou nas categorias de base do Grêmio aos oito anos e colecionou passagens pela Seleção Brasileira de base durante toda a trajetória no clube. O atleta chamou a atenção do futebol europeu e, mesmo sem estrear como profissional, foi transferido para o Shakhtar Donetsk.
Tetê fez boas atuações no futebol ucraniano e conseguiu uma brecha para deixar o clube depois do início da guerra no leste europeu. O atleta foi transferido para o Lyon, da França, por empréstimo, e também conseguiu fazer boas atuações por lá.
Na atual temporada, fechou um novo contrato de empréstimo, só que dessa vez para o Leicester City, da Inglaterra. Ao contrário do desempenho apresentado em outros momentos da carreira, Tetê não consegue se destacar e está próximo de ser rebaixado.
O atleta disputou apenas 13 jogos e sua equipe aparece na 19ª colocação do Campeonato Inglês, com apenas 30 pontos conquistados em 36 partidas. Restam duas rodadas para o término da competição e o Leicester está a dois pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Cria do Grêmio não rendeu o esperado
Em baixa na Europa, Tetê não parece ter suprido as expectativas que foram criadas sobre seu futebol. Na época em que fazia a base no Tricolor Gaúcho, o atleta já dava entrevistas dando indícios de que teria uma carreira brilhante pela frente.
“Muito bom fazer a base no Grêmio. Aprendi tudo o que sei, a parte tática, ofensiva e defensiva. Foi muito gratificante. Falavam que ia ter o momento que eu começaria a colher os frutos. Graças a Deus, estou colhendo”, disse Tetê, em entrevista concedida em 2018.