Classificado para semifinal da Libertadores, Inter surpreendeu e anunciou volta de Celso Roth
O Internacional fez uma ação surpreendente depois de ter conquistado a classificação para a semifinal da Copa Libertadores de 2010. Mesmo com a boa campanha na competição continental, os dirigentes do Colorado tinham o entendimento de que o desempenho não era suficiente. Desta forma, a equipe optou por demitir Jorge Fossati e anunciou Celso Roth.
A mudança do Internacional gerou polêmica nos bastidores, porém rendeu frutos no curto prazo. O Clube do Povo, comandado por Celso Roth, conquistou a Copa Libertadores depois de ter superado São Paulo e Chivas Guadalajara, respectivamente. Com isso, o Colorado dominou a América pela segunda vez em sua história.
No entanto, antes de conquistar o triunfo, os dirigentes do Inter tiveram que dar muitas explicações para a imprensa. Na época, o vice de futebol do clube, Fernando Carvalho, deu entrevista à Rádio Gaúcha para falar sobre a decisão inesperada.
“A contratação decorre por que ele conhece nosso grupo e o futebol brasileiro. Ele tem condições de mostrar trabalho imediato e precisamos disso. Nos últimos anos ganhou quatro vezes do São Paulo (adversário do Colorado na semifinal da Libertadores)”, explicou o vice de futebol do Internacional.
Internacional tenta o tricampeonato em 2023
O Internacional vive um cenário parecido em 2023. A equipe conquistou a classificação para a semifinal da Copa Libertadores e segue focada na disputa do título da competição continental. Assim como há 13 anos, é possível que o adversário seja brasileiro, já que o Fluminense tem uma vantagem de dois gols de diferença no agregado.
No entanto, diferentemente de 2010, o técnico Eduardo Coudet segue no cargo de comandante do Internacional. O argentino é responsável direto pelo bom momento do Colorado na temporada, já que substituiu Mano Menezes e conquistou resultados mais relevantes na Libertadores.