Inter pode enfrentar o Grêmio no Mundial de Clubes?
O Internacional segue vivo na briga pelo título da Copa Libertadores da América. A atual realização do torneio continental, inclusive, terá reflexo em duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. Isso porque o vencedor vai participar dos mundiais em 2023 e 2025. Por enquanto, a vaga ainda está sendo disputada entre Palmeiras, Boca Juniors, Inter e Fluminense.
O campeão da atual edição disputará o Mundial da Arábia Saudita, em dezembro, contra Manchester City, Léon, Al Ahly, Auckland, Al-Ittihad e Urawa Reds. A fórmula de disputa é a mesma dos anos anteriores. O vencedor da Copa Libertadores enfrenta o vencedor de Al-Ittihad e Al Ahly nas semifinais.
Além disso, o vencedor da Libertadores de 2023 terá a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes em 2025. O Super Mundial da Fifa, com 32 clubes, será realizado nos Estados Unidos. Tanto Inter quanto Grêmio ainda podem fazer parte da competição. O Tricolor Gaúcho terá a oportunidade de entrar na próxima temporada, caso seja campeão do torneio continental.
O formato do torneio será com oito grupos de quatro times. Os dois primeiros avançam para as oitavas e o restante funciona da mesma forma que a Copa do Mundo de seleções. A América do Sul terá seis vagas, que serão distribuídas da seguinte forma: os quatro campeões da Libertadores (2021 à 2024) e dois escolhidos por ranking.
Grêmio e Inter podem garantir vaga pelo ranking?
No ranking histórico da Conmebol, o Grêmio é o quinto colocado, atrás somente de River Plate, Palmeiras, Flamengo e Boca Juniors. No entanto, para o Mundial de 2025, serão computados apenas os resultados entre 2021 e 2024. Desta forma, o Tricolor Gaúcho precisará de uma grande campanha em 2024 para aparecer entre os primeiros.
É importante reforçar que o novo ranking será decisivo para as vagas do Mundial de 2025. O Athletico-PR, campeão da Sul-Americana em 2021 e finalista da Libertadores em 2022, deve aparecer em boa posição. Desta forma, a equipe paranaense pode ocupar uma das vagas e complica a possibilidade de classificação dos gaúchos no ranking.