Beira-Rio tem novo restaurante com pauta antirracista
O Estádio Beira-Rio acaba de abrir as portas para a hamburgueria Griô Burger, que se intitula como “a primeira hamburgueria antirracista do Brasil”. A ideia do local é destacar a cultura afro, com um estilo diferente na arquitetura e no cardápio.
A hamburgueria teve início em 2021, quando ganhou visibilidade e começou a crescer aos poucos. Há cerca de um mês, eles se instalaram na loja 23, ao lado do portão 4, na arena do Internacional. Logo de cara, chamaram a atenção por conta de suas caracteristicas.
As pessoas que entram no local se deparam com ícones negros como Barack Obama, Nelson Mandela e Michael Jackson na decoração. No menu, outra lembrança: pratos com nomes de Malcom X, Elza Soares e Luanda. O lugar também conta com homenagem a orixás e santos protetores, além de abrir espaço para rodas de samba e projetos sociais.
“Desde o início, queríamos fazer algo diferente, para exaltar a cultura afro-brasileira e mostrar essa riqueza para todos. Entendemos que, muitas vezes, o racismo é uma questão de desconhecimento”, disse Sampaio, ao ser questionado pela GZH.
Beira-Rio é referência no Brasil
O Estádio Beira-Rio é considerado um dos maiores patrimônios do Sport Club Internacional. O clube defende seus jogos no local e, devido a organização e bem-estar, recebe o respeito de diversos torcedores, jogadores, treinadores e jornalistas.
O gramado do Beira-Rio, inclusive, é elogiado frequentemente por jogadores que passam pelo estádio. O lateral-esquerdo Filipe Luis, do Flamengo, foi um dos que não escondeu elogios à qualidade da grama.
“É a Rye Glass (a grama), que é do tipo que tem na Europa. Esse tipo de grama. Parabéns a eles (Corinthians e Inter), porque é um investimento alto, eu sei disso, mas elas fazem o jogo ser de outro nível. É muito melhor, mas muito melhor mesmo. É um prazer jogar nesses dois estádios”, salientou o lateral.