Conheça os 5 maiores artilheiros do Inter em Libertadores
Em 2023 ser a 64ª edição da Taça Libertadores da América, e o Inter fará sua 15ª participação. Ao longo da trajetória do Colorado na maior competição de clubes da América do Sul, os gaúchos chegaram a Glória Eterna em duas oportunidades, e no próximo anos, vai atrás do tricampeonato.
O primeiro título veio em 2006, quando venceu o São Paulo na decisão. O Inter venceu o São Paulo no jogo de ida no Morumbi por 2 a 1, na volta, no Beira-Rio, o empate em 2 a 2 foi o suficiente para dar ao Colorado o primeiro título da Libertadores.
Naquela edição de 2006, os destaques da equipe comandada por Abel Braga, foram Rafael Sóbis, que marcou os dois gols do jogo de ida, Fernandão e Tinga que marcaram um gol cada no jogo da volta.
O segundo título Colorado veio em 2010, contra o Chivas Guadalajara, do México. Nessa edição, o Inter levantou a taça vencendo os dois jogos. Na ida, no estádio Akron, o Inter venceu por 2 a 1, com gols de Giuliano e Bolívar. Na volta, no Beira-Rio, mais uma vitória, porém, dessa vez por 3 a 2. Com gols de Rafael Sóbis, Leandro Damião e Giuliano.
Quem são os maiores artilheiros do Inter na história da Libertadores?
1º – Leandro Damião 11 gols
2º – Rafael Sóbis 8 gols
3º – Paolo Guerrero 7 gols
4º – D’Alessandro 7 gols
5º Giuliano 6 gols
Campanha do Inter na sua última participação na Libertadores
A última vez que o Colorado disputou a Libertadores foi em 2021, depois de conseguir a classificação terminando o Campeonato Brasileiro de 2020 na segunda colocação, atrás somente do Flamengo, o Inter conseguiu garantir a vaga direta na fase de grupos do torneiro continental.
O Inter foi para o grupo E, junto com Universidad Católica, América de Cali e Grêmio. Considerado por muitos o “grupo da morte”, a disputa pelas duas vagas na próxima fase foi intensa. A dupla Gre-Nal garantiu a classificação, com Grêmio em primeiro lugar com 11 pontos, e o Inter em segundo com 8 pontos. O Colorado avançou com duas vitórias, dois empates e duas derrota.
Nas oitavas, o Inter teve pela frente o maior vencedor da Competição, o Boca Juniors. No confronto de ida, no Beira-Rio, o Colorado foi derrotado em casa por 1 a 0. Na volta, em um jogo difícil na La Bombonera, a equipe comandada por Abel Braga conseguiu vencer no tempo normal por 1 a 0, porém foi eliminado nos pênaltis por 5 a 4.