10 jogadores que mais vestiram a camisa do Internacional na história
A história mais que centenária do Inter proporcionou ao torcedor alvirrubro a construção de grandes ídolos. Alguns pelas conquistas, outros pela identificação com a torcida e até mesmo por se saírem bem em clássicos contra o Grêmio. Com isso, vamos relembrar os jogadores que mais vestiram a camisa vermelha durante a trajetória alvirrubra no futebol.
Ídolos do passado, jogadores que talvez caíram no esquecimento do torcedor e, principalmente, personagens que marcaram grandes conquistas no clube são alguns dos nomes que aparecerão na lista dos dez atletas que mais serviram ao Internacional na história.
10 – Paulo Roberto Falcão (387)
Tricampeão brasileiro pelo Colorado em 75, 76 e 79, Paulo Roberto Falcão fez história em Porto Alegre, não apenas como jogador, mas também como ajudante na construção do Beira-Rio, técnico e outros trabalhos relacionados ao clube. Com 387 jogos disputados, Falcão deixou o Clube do Povo para se tornar um dos melhores jogadores do mundo vestindo a camisa da Roma e da Seleção Brasileira.
9 – Índio (391)
O defensor com mais títulos relevantes conquistados com a camisa do Inter é também o que mais possui gols marcados. Com 33 tentos, Índio ajudou o Colorado nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes. Além disso, o ex-zagueiro se caracterizou pelos gols marcados contra o Grêmio e é considerado por muitos o maior zagueiro da história do Rio Grande do Sul por conta das inúmeras conquistas.
8 – Mauro Galvão (393)
Titular na conquista do Campeonato Brasileiro de maneira invicta, Mauro Galvão superou Índio por dois jogos e se consolida como o oitavo jogador que mais vestiu a camisa vermelha. Se por um lado Índio é considerado o zagueiro mais vencedor, em contrapartida, Mauro é visto por muitos como o melhor tecnicamente.
7 – Gainete (410)
Goleiro de relevância na década de 1960 e 1970, Gainete defendeu a meta colorada por oito anos e chegou a 410 jogos disputados. O arqueiro também vestiu a camisa do Vasco da Gama, Guarany de Bagé, Atlético Carazinho e Athlético Paranaense. Pelo Colorado conquistou o tricampeonato gaúcho em 69, 70 e 71.
6 – Claudiomiro (420 jogos)
Terceiro maior artilheiro da história do Inter, Claudiomiro é também o autor do primeiro gol da história do Beira-Rio. O centroavante entrou para a história do clube sendo o sexto que mais defendeu as cores no gramado e é considerado um dos maiores atacantes do futebol brasileiro. Pelo Colorado foram 210 gols marcados ficando atrás apenas de Bodinho e Carlitos.
5 – Luiz Carlos Winck (453)
Winck é o único lateral presente entre os dez maiores do clube. Atualmente trabalhando como treinador, o ex-defensor é o quinto jogador que mais vestiu a camisa vermelha. Vale lembrar que sua formação foi justamente no Clube do Povo em que ficou por mais de oito anos. Depois disso, foi ao Vasco da Gama para também fazer história no clube da Colina.
4 – Dorinho (460)
Outro meio-campo que atuou na década de 1960 e 1970 foi Dorinho. Natural de Santana do Livramento, o ex-jogador iniciou a carreira no Fluminense da sua cidade natal e depois chegou ao Inter para defender o clube por oito anos. Assim como Gainete, Dorinho fez parte das conquistas de três Campeonatos Gaúchos.
3 – D’Alessandro (518)
Dono da meia-cancha alvirrubra por mais de uma década, D’alessandro marcou no Colorado não apenas pela qualidade técnica e pelos títulos, mas também pelo número significativo de jogos disputados pelo clube. Além de ser o estrangeiro com mais partidas, o gringo se aposentou como o terceiro atleta que mais vestiu a camisa vermelha.
2 – Bibiano (523)
Superando Índio e Mauro Galvão, Bibiano é o zagueiro com mais partidas disputadas com a camisa colorada. O ex-defensor foi o primeiro jogador a completar 500 partidas com a camisa vermelha e defendeu as cores do clube por mais de onze anos nas décadas de 1960 e 1970.
1 – Valdomiro (803)
Com números inimagináveis para serem superados, Valdomiro é o atleta que mais vestiu a camisa do Internacional na história. Tricampeão gaúcho e nacional, o catarinense que hoje possui 76 anos permaneceu no Clube do Povo por 12 anos. Além do topo da lista de maiores jogos, o ex-jogador que atuava como ponta-direita ocupa a quarta colocação dentre os artilheiros do clube.