Em quantos clubes Falcão jogou durante a carreira?
Uma das maiores revelações da história do Inter, Falcão construiu uma carreira em poucos clubes, mas de uma história repleta de conquistas. Logo nos primeiros anos de carreira, o ex-volante colorado enfileirou três conquistas do Campeonato Brasileiro, sendo a principal delas de maneira invicta, feito na qual nenhum outro clube no país igualou.
Sua estreia pelo Clube do Povo foi em 1973. A polivalência na meia-cancha se apresentava como revolucionária no futebol brasileiro e, mesmo que fosse um meia-direita de origem, Falcão se destacou pela chegada qualificada na área adversária. O camisa 5, que atuava como 10, 8 e muitas vezes se apresentava até como atacante, rapidamente se tornou ídolo da torcida com a conquista do primeiro Campeonato Brasileiro em 1975.
Após o primeiro triunfo, mais dois foram orquestrados por Falcão, inclusive, o último nacional conquistado pelo Colorado. Com isso, o craque selou sua trajetória no Beira-Rio e rumou à Europa para defender as cores da Roma.
Falcão fez história no futebol
Na Itália, Falcão construiu uma carreira semelhante a que obteve em Porto Alegre. Rotulado como o “Rei de Roma”, o brasileiro surpreendeu pela notável qualidade técnica e ajudou a equipe da capital a conquistar o Scudetto, fato que não ocorria desde 1942. Além disso, sua passagem pelo velho continente foi significativa ao ponto da consolidação como um dos melhores jogadores do mundo.
As notáveis apresentações no Inter e no time europeu o levaram à Seleção Brasileira. Com isso, Falcão fez parte de um dos times mais qualificados da história da amarelinha. Contudo, o time não conseguiu alcançar a Copa do Mundo de 1982 e acabou eliminado pela Itália.
Ainda restou tempo para Falcão regressar ao Brasil e atuar com a camisa do São Paulo. Pelo Tricolor, o gaúcho conquistou o Campeonato Paulista de 1985 e encaminhou o encerramento da carreira vitoriosa.