Enner Valencia só pode jogar de centroavante?
Novo reforço do Internacional, o atacante Enner Valencia desembarca em Porto Alegre no dia 26 de junho. Esperança de gols do Colorado, o atleta de 33 anos chega ao clube depois de ter sido o principal destaque do Fenerbahçe, da Turquia, na atual temporada.
Campeão da Copa da Turquia e vice-campeão do Campeonato Turco, o centroavante anotou 33 gols em 48 partidas com o Fenerbahçe na temporada 2022/23. Para atingir a marca, o equatoriano atuou na faixa central do ataque.
Mesmo que tenha atuado pelos lados do campo em boa parte da carreira, o atleta decidiu se adaptar nos últimos anos. O atacante encontrou seu melhor desempenho no Fenerbahçe após a chegada de Jorge Jesus, em junho do ano passado.
Na Turquia, o treinador adotou o esquema tático com dois atacantes. A formação permite que Valencia não atue como um extrema, mas que também não seja acionado no centro do ataque. Desta forma, ele fez dupla com o belga Batshuayi, que ficou responsável pelos pivôs e por fazer embates físicos com os defensores.
Com a presença de outro atacante, Valencia tinha liberdade para se movimentar no campo, caindo preferencialmente pelo lado esquerdo. A função principal do atacante era chegar à área de ataque. Inclusive, todos os gols foram marcados dentro da área.
Qual será a função de Valencia no Inter?
A postura adotada no Fenerbahçe indica que Enner Valencia tem potencial para atuar centralizado e pelos lados do campo. Apesar disso, o atleta pode apresentar dificuldade em fazer dupla com Wanderson ou Pedro Henrique, por exemplo, já que ambos não são pivôs.
Certo é que o equatoriano vai assumir a titularidade no Internacional e o técnico Mano Menezes terá que encontrar alternativas para fazer funcionar. Valencia desembarca em Porto Alegre no dia 26 de junho e estará disponível para fazer a estreia a partir de 3 de julho.