Eterno: Pelé emocionou o Beira-Rio e vestiu vermelho
Nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, faleceu devido a complicações causadas por um câncer de cólon, aos 82 anos de idade.
Conhecido como o “Rei do Futebol”, Pelé é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos. Conquistou a Copa do Mundo nos anos de 1958, 1962 e 1970, além de ter chegado à impressionante marca de 1.283 gols na carreira.
Através das mãos do Rei do Futebol, o torcedor Colorado viveu um dos momentos mais felizes como adepto do Clube do Povo. Em 2010, ano do último título da Copa Libertadores da América do Internacional, o capitão daquela campanha, Bolívar, recebeu das mãos de Pelé, a taça tão desejada.
Veja o vídeo:
Pelé e o início de sua história em Copas do Mundo
Nascido no dia 23 de outubro de 1940, Pelé começou sua grande história no futebol logo aos 15 anos de idade, fez sua estréia na equipe profissional do Santos no dia 7 de setembro de 1956, onde fez uma grande atuação marcando seu primeiro gol na vitória da equipe santista sobre o Corinthians por 7 a 1.
Um ano depois, em 1957 foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira, para a disputa da Copa Roca, o que hoje em dia é conhecido como Superclássico das Américas, os dois jogos acontecem entre Brasil e Argentina.
Em 1958, aos 17 anos, já estava disputando uma Copa do Mundo. Fez parte do elenco que conquistou o primeiro título mundial para o Brasil. Ainda menor de idade, marcou dois gols na final, na vitória sobre a Suécia por 5 a 2 e foi o destaque do Mundial.
Quatro anos depois, em 1962, muito mais consolidado no cenário do futebol mundial, Pelé fez a estréia na Copa sendo essencial na vitória da Seleção Brasileira sobre o México por 2 a 0. Pelé deu uma assistência e marcou um gol. Porém, uma lesão no jogo seguinte fez com que o Rei do Futebol perdesse o restante da competição.
A Copa de 1966 não foi motivo de comemoração para o maior ídolo do futebol. Caçado em campo por todos os adversário que enfrentou, Pelé se lesionou e não conseguiu evitar a eliminação da Seleção Brasileira. Na época, o Rei do Futebol afirmou que a eliminação foi a maior tristeza de sua vida.
Em 1970 aconteceu a última Copa do Mundo de Pelé. Depois de muita relutância em voltar a defender a amarelinha, o eterno camisa 10 foi convencido em tentar mais uma vez. Sorte a nossa. O Brasil terminou conquistando o tricampeonato da Copa do Mundo ao vencer a Itália na decisão por 4 a 1. Pelé deu duas assistências e marcou um gol.
Pelé atuou com a camisa da Seleção Brasileira de 1957 até 1971. Foram 92 jogos e 77 gols marcados, quatro Copas do Mundo disputadas e três conquistadas.