FGF rebaixa estádio onde o Grêmio joga: “Arena POA” e gramado ruim
Na manhã deste domingo (16), o Internacional entrou em campo pela final do Campeonato Gaúcho Feminino de 2023. As Gurias Coloradas visitaram o Grêmio, dentro da Arena e empataram por 1 a 1. Com o resultado, o Clube do Povo se sagrou campeão da competição.
Após o confronto, a FGF soltou um comunicado e detonou o estado do gramado da Arena do Grêmio e deu uma provocada a chamando de ‘Arena POA’. Não é a primeira vez que o estádio recebe críticas por contas das condições do solo.
Confira o comunicado na íntegra
A Federação Gaúcha de Futebol – FGF, diante do comunicado divulgado pela Arena POA à imprensa gaúcha sobre as condições de uso do seu gramado para a finalidade a que se destina, A PRÁTICA DO FUTEBOL, vem manifestar seu repúdio tanto com o teor do comunicado quanto com o tratamento dispensado pela gestora da Arena do Grêmio desde a definição das finais do Gauchão Feminino Ipiranga 2023.
A marcação das finais para os estádios principais dos clubes participantes da competição era de conhecimento de todos desde o início, representa a importância e relevância da modalidade para a FGF e teve suas datas marcadas tão logo foram definidas as finalistas, em cumprimento ao regulamento e em conjunto com a detentora dos direitos de transmissão.
Infelizmente para o futebol gaúcho, o gramado da Arena apresenta problemas desde a sua inauguração. O uso para a prática do futebol não deveria ser motivo para danificá-lo. Impor à FGF uma responsabilidade pelas condições do campo é algo que merece nosso repúdio.
Logicamente, o que estraga o gramado são shows cuja estrutura é montada sobre a grama. Recentemente, a Arena recebeu dois, em meio a disputa do Campeonato Brasileiro, e que acabaram com boa parte do gramado sem ter se preocupado com as partidas do Grêmio, uma delas contra o Corinthians, decisiva para o clube.
Logo, o tal manejo do gramado com a colocação de grama nova é decorrente de uma ação praticada pela própria Arena POA ao realizar os referidos shows. É sabido que eventos dessa magnitude são agendados com muita antecedência, antes mesmo de se terem definidas a tabela do Campeonato Brasileiro masculino e datas FIFA. Como querer impor à FGF e ao futebol feminino a responsabilidade pelas condições do gramado? Como seria o posicionamento da Arena POA se neste domingo fosse designado jogo do futebol masculino do Grêmio para Porto Alegre ao invés de Belo Horizonte?
Estádios de futebol devem ser utilizados para a sua finalidade: JOGAR FUTEBOL.
E caso a gestora dos mesmos opte por utilizá-lo para outro fim, que assuma integralmente a sua responsabilidade.
Por fim, FGF, patrocinadores e os clubes estão engajados em promover o futebol feminino e a Arena POA, na contramão durante toda preparação deste importante jogo – FINAL DO GAUCHÃO FEMININO IPIRANGA 2023, dificultou todas as ações para que, principalmente as atletas e os torcedores, recebam um evento a altura do merecimento daqueles que incentivam e apoiam a modalidade.
Att
Luciano Hocsman
Presidente da FGF