Fifa planeja data para escolher a sede da Copa do Mundo de 2030
A Fifa está se preparando para colocar em votação a escolha da sede para a Copa do Mundo de 2030. A expectativa da entidade é de que a decisão seja realizada em 2024, através das escolhas dos representantes das 211 federações filiadas.
Por enquanto existem duas pré-candidaturas: a sul-americana, com Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, e a europeia, com Espanha e Portugal. Ainda é possível que surjam outros candidatos, mas as chances são remotas.
A proposta da América do Sul tem 18 estádios no projeto. A maior carta na manga para que a candidatura seja escolhida é o palco da final: o estádio Centenário, em Montevidéu, que foi responsável por receber a decisão da primeira Copa do Mundo, em 1930 (serão exatos 100 anos no ano da Copa de 2030).
Na Europa, a ideia é de que a Espanha tenha 11 arenas e Portugal três. Os espanhóis apresentaram 15 estádios pré-candidatos a receber partidas, em 13 cidades (Madri e Barcelona teriam dois cada). Portugal receberia os jogos em Lisboa e Porto.
A Copa de 2030 será a segunda com 48 participantes e 80 jogos, por esse motivo é importante que a competição tenha uma quantidade alta de estádios. O primeiro mundial com essa quantidade de países será o de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, com 16 estádios.
Sobre a Copa do Mundo no Catar
A Copa do Mundo no Catar, com 32 participantes, terá somente oito estádios. O país aposta na proximidade entre os locais para que as seleções não tenham dificuldade na logística e não apresentem cansaço nas viagens.
O mundial no Catar será iniciado no dia 21 de novembro e a final será disputada no dia 18 de dezembro. O Brasil está no Grupo G da competição, junto com Suiça, Camarões e Sérvia.