Colorado Fanáticos
Notícias do Internacional

Gigantinho: história, eventos realizados e curiosidades sobre o ginásio do Internacional

Inaugurado em 4 de novembro de 1973, o Gigantinho é o terceiro maior ginásio de esportes do Brasil. Nele, diversos eventos, de modalidades diferentes, foram realizados. O local, porém, é uma referência não só para eventos esportivos. Por lá já passaram grandes artistas da música brasileira e internacional, além de eventos sociais como o Fórum Mundial da Educação.

O ginásio fica localizado no Complexo Beira-Rio, e possui uma área construída de 7.200 metros quadrados. A capacidade total é de 5.800 pessoas, tendo 13 banheiros (incluindo banheiro para deficientes físicos), seis vestiários, 11 bares e portões de acesso, e 11 cabines destinadas à imprensa.

Dentre os principais eventos esportivos realizados no local, estão o Mundial de Futsal de 1997, jogos da Copa Davis, e UFC. As outras realizações no Gigantinho tem caráter cultural e social como shows de música e a visita do Papa João Paulo II, em 1980.

Conheça a história do Gigantinho, ginásio do Internacional que foi e é palco de grandes eventos.
Gigantinho é o ginásio do Internacional. Foto: Luís Gonçalves / CP Memória.

Esportes no Gigantinho

Em 1997, o ginásio recebeu a primeira edição do Mundial de Futsal. Favorito e jogando em casa, o Internacional venceu o Barcelona na final, por 4 a 2, e ficou com o primeiro título da competição.

No mesmo ano do título de futsal, o local sediou o Desafio da América, uma partida de Tênis entre o brasileiro Gustavo Kuerten – campeão de Roland Garros daquele ano – e o chileno Marcelo Rios.

Ainda no tênis, foram realizadas, em 2009, duas partidas da Repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Brasil e Equador se enfrentaram.

Em 2011, o ginásio foi o local que recebeu a primeira edição do Kumite MMA Combate. E no dia 22 de fevereiro de 2015, a única edição do UFC no Rio Grande do Sul, com a luta principal entre Frank Mir x Antônio Pezão.

Eventos musicais

Os shows são outro tipo de evento realizado em grande volume no Gigantinho. Nomes da música popular brasileira e artistas de diversas partes do mundo já se apresentaram lá.

Ney Matogrosso, Titãs, Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii foram os artistas nacionais que mais se apresentaram no ginásio. Gilberto Gil, Elis Regina, Roberto Carlos, Rita Lee e Secos e Molhados foram outros grandes nomes que fizeram shows.

Entre os músicos de todo o mundo, grandes artistas da história tocaram no local. O Queen, com Adam Lambert nos vocais, fez show em 2015. Scorpions tocou em duas oportunidades. Bob Dylan, Mark Knopfler, Oasis, Ramones, Robert Plant, Ringo Starr, Eric Clapton, B.B. King e A-Ha foram artistas e bandas que tocaram também.

Até mesmo o Harlem Globetrotters, performático time de basquete estadunidense, se apresentou.

Outros eventos

No ano de 2003, o local foi sede de alguns eventos do Fórum Social Mundial, um evento organizado por movimentos sociais. Além do Fórum Social, teve o Fórum Mundial de Educação e visita o Papa João Paulo II, em 1980.

Com o propósito de assembléias, o ginásio ainda costuma ser utilizado por sindicatos, como o CPERS, sindicato dos professores do ensino público estadual rio-grandense.

Museu Vicente Rao

Dentro do ginásio está localizado o Museu Vicente Rao. O histórico torcedor colorado é homenageado pelo clube de coração com a exposição de objetos pessoais dele.

Rei Momo da capital porto-alegrense por 22 anos, Vicente tem fantasias dele expostas no museu. Assim como adereços, fotos, correspondências, e outros objetos pessoais.

O homenageado foi responsável pela criação da primeira escolinha de futebol do clube e da primeira torcida organizada do estado, a Camisa 12.