Grêmio aceitou pagar o maior salário do elenco para contratar Giuliano
O meia-atacante Giuliano viveu o maior momento de sua carreira ao conquistar o título da Libertadores com o Inter em 2010. Por mais que tenha sido reserva, o atleta terminou sendo eleito o melhor jogador da competição. Após o período no Colorado, ele acabou rodando por diversos clubes e fechou acordo para defender o Grêmio.
O profissional chegou ao Grêmio em 2014, com contrato até a metade de 2018. O custo mensal era na casa dos R$ 800 mil, sendo o maior vencimento do elenco. Na época, o atleta chegou com a ajuda do investidor Celso Rigo, que também auxiliou na compra de Bolaños, por 5 milhões de euros.
Inicialmente, a negociação por Giuliano era considerada complicada. No entanto, com o passar das semanas, o clube conseguiu chegar em acordo e anunciou o jogador em seu site oficial após tratativas objetivas com o Dnipro, da Ucrânia (responsável pelos direitos do meia).
Apesar da ligação com o Inter, Giuliano fez força para que pudesse assinar com o Grêmio no retorno ao Brasil. Desta forma, o meia-atacante passou a ser criticado por diversos torcedores do Colorado por conta da decisão de fechar com o rival.
Ex-Inter, Giuliano fez sucesso no Grêmio e segue na ativa
O meia-atacante defendeu o Grêmio em 2014 e 2016, sendo um dos principais destaques da equipe durante o período. O contrato não foi concretizado até o final em razão da venda ao Zenit, da Rússia, por 7 milhões de euros. Por lá, o atleta teve boas atuações e ainda rodou por outros clubes do Leste Europeu.
Giuliano, atualmente com 34 anos, segue na ativa como jogador profissional. Ele contribuiu para o acesso do Santos à Série A do Brasileirão em 2024. Nesta temporada, o atleta chegou em acordo para defender o Athletico, que caiu para a segunda divisão.