Inter é avisado e titular de Mano Menezes poderá ser obrigado a fazer as malas
O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, está travando uma grande guerra com a Fifa e o Internacional está no meio disso tudo. Mesmo com as decisões recentes da Fifa que liberam jogadores para assinar com outros times, os ucranianos vem se sentindo lesados e começaram com as notificações para ter seus atletas de volta o amis rápido possível, o que inclui um jogador colorado.
O zagueiro Vitão, que atualmente está no clube gaúcho, teve sua volta imediata solicitada pelo dono dos seus direitos, o Shakhtar Donetsk. O time do leste europeu julga ilegal as suspensões recentes dos contratos de seus jogadores, que puderam acertar com outros times unilateralmente após definição da Fifa.
De acordo com as novas normativas da entidade máxima do futebol, os jogadores estrangeiros que atuarem na Rússia e Ucrânia podiam estender vínculos de empréstimo com outros clubes ao redor do mundo até o final da próxima temporada europeia, que acaba em 30 de junho de 2023. A medida se deu pelos conflitos armados que estão acontecendo no local.
Inter pode perder Vitão
Porém, o time ucraniano alega que as prerrogativas da medida não foram cumpridas pelo atleta, que deveria ter tentado um acordo com o Shakhtar antes de estender seu vínculo de empréstimo com o Internacional. O clube europeu considera essa extensão com o Colorado e suspensão do contrato com eles ilegal e unilateral.
Sobre o tema, o Clube do Povo preferiu não se manifestar sobre o caso, porém, entende que seguiu todas as medidas estabelecidas pela Fifa para realizar a contratação de Vitão por empréstimo por mais um ano. O Shakhtar também alega que estava em tratativas para a negociação em definitivo do zagueiro com o Inter.
O time do leste europeu recentemente chegou à entrar com uma ação naCorte Arbitral do Esporte (CAS) contra a Fifa, alegando que foi prejudicada pelas medidas e pedindo 50 milhões de euros, R$ 265 milhões na cotação atua, de indenização.