Inter não quis saber e passou por cima do Barcelona: 40 anos do Joan Gamper
O Internacional fez história ao ganhar o Barcelona em pleno Camp Nou em agosto de 1982 para mais de 100 mil pessoas. O confronto tinha clima de festa para os espanhóis pois marcava a estreia da contratação mais cara da história do futebol na época, Diego Maradona.
Apesar de o Barcelona ser o favorito ao título, o Colorado surpreendeu a todos e levantou a taça do tradicional Torneio Joan Gamper. O Inter, de Mauro Galvão, André Luiz, Ernesto Guedes e Cléo, superou os espanhóis e ainda venceu o Manchester City para levantar a taça.
O Clube do Povo é o primeiro e único time não europeu que conseguiu conquistar o Joan Gamper. O feito histórico do Colorado gerou festa na recepção da torcida em Porto Alegre e marcou um momento de recuperação do Inter após fracassos nos campeonatos nacionais.
O alvirrubro teve uma participação abaixo do esperado no Gauchão e no Campeonato Brasileiro da época, então foi para a Europa realizar alguns amistosos. O Colorado perdeu os dois primeiros jogos: por 1 a 0 para o Barcelona (sem Maradona) e 4 a 0 em favor do Bayern.
O Clube do Povo ainda fez mais dois amistosos contra times de menor expressão: perdeu para o Elche por 2 a 1 e ganhou do Logroñés pelo placar de 3 a 1. O Inter passava por um momento de incerteza e teria que enfrentar o Barcelona no Joan Gamper.
O clima era de festa com a estreia de Maradona e as arquibancadas estavam lotadas para ver o craque argentino. Pelo lado Colorado, o elenco estava motivado e Cléo aparecia como o mais focado. O jogador esteve no Barça na temporada anterior, mas não entrou em campo e queria provar que eles estavam errados.
Os dois confrontos decisivos no Joan Gamper
O Internacional fez uma boa partida e jogou de igual para igual com os espanhóis. O confronto terminou empatado em 0 a 0 e foi decidido nos pênaltis. O Colorado marcou nas quatro cobranças (Ruben Paz, André, Ademir e André Luís) e Maradona foi o único do Barça que conseguiu converter.
No dia seguinte, o Clube do Povo venceu o Manchester City na final e garantiu o título do Joan Gamper. O Internacional venceu por 3 a 1, com gols de Edevaldo, Paulo César e Fernando Roberto, e voltou para Porto Alegre com a taça.