Inter passa a sonhar ainda mais com Libertadores depois de vencer o Fluminense
O Inter começou mal no Brasileirão 2021 e chegou a flertar com a zona de rebaixamento. A equipe treinada por Diego Aguirre venceu Flamengo e Fluminense e agora passou a olhar para a parte de cima da tabela. Os planos da direção envolvem uma vaga para a Libertadores 2022.
Em primeiro lugar, disputar a principal competição rende muito mais dinheiro aos cofres da equipe do que participar da Sul-Americana. Em segundo lugar, rende mais prestígio, embora as vagas tenham sido conquistadas muito mais facilmente nos últimos anos.
A vitória contra o Fluminense levou o Clube do Povo aos 21 pontos na tabela, 2 atrás do Athletico-PR, que mesmo em má fase na competição permanece entre os primeiros colocados. Aliás, Atlético-GO e Ceará são outras equipes com 23 pontos e que podem ser ultrapassadas em breve pelo Internacional.
Inter vê aumentar as chances de conquistar uma vaga na Libertadores 2022
Conforme os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance do Inter conseguir uma vaga na Libertadores é de 16%. Antes do fim de semana a chance era de 10,1%, bem menor do que atualmente.
Vale lembrar que a Conmebol oferece quatro vagas diretas pelo Brasileirão e duas vagas na pré-Libertadores, para equipes que ficarem em quinto e sexto lugar. Mas, é possível que até o oitavo colocado consiga a classificação para o torneio continental.
Para isso, é importante que o campeão da Copa do Brasil termine entre os seis primeiros e o vencedor da Libertadores também. Dois seis primeiros, quatro deles seguem na Copa do Brasil e cinco estão na Libertadores ou Sul-Americana. Então, é algo que faz crescer a chance de um novo G8 ou no mínimo G7.