Internacional busca vitória em rodada decisiva na Libertadores para afastar crise
A derrota do Internacional no clássico contra o Grêmio foi o momento mais baixo da equipe na temporada. Sem qualquer poder de reação, e um futebol medíocre, a equipe viu a crise se instalar no CT Alvorada. O problema é que os jogadores não terão muito tempo para descansarem, pois o Colorado entra em campo na quinta-feira pela Libertadores. Uma vitória seria essencial para afastar a crise, e se aproximar da vaga nas oitavas de final. A boa notícia é que o rival será o Metropolitanos, que vem de três derrotas e não tem nenhum ponto marcado.
Esse confronto válido pelo Grupo B é decisivo, pois pode garantir uma grande vantagem de pontos para o Inter nas duas rodadas finais. Atualmente, a equipe é a segunda colocada, com cinco pontos, e possui apenas um ponto de vantagem diante do Independiente de Medellín. O Nacional do Uruguai é o atual líder, com sete pontos, então é possível dizer que a disputa está em aberto. Um resultado positivo pode aliviar a crise, e garantir uma projeção melhor para o futuro.
A derrota no clássico serviu de alerta para os problemas evidentes em campo. Só que isso não pode atrapalhar o Internacional nas disputas, sobretudo na Copa Libertadores. A equipe mostrou força em alguns jogos, então é possível se afastar dessa crise instaurada recentemente. Aliás, uma vitória na quinta-feira, na Venezuela, mostrará que a derrota por 3 a 1 serviu para o elenco entender onde está errado. É preciso ser otimista para que o clube continue sonhando alto em 2023.
Na partida disputada em Porto Alegre, no dia 18, pela segunda rodada do Grupo B, o Internacional venceu o Metropolitanos por 1 a 0. Uma partida com altos e baixos, mas que garantiu os primeiros três pontos na Libertadores. Repetir o resultado é o plano ideal, mesmo jogando fora de casa. No entanto, não se pode esperar uma partida fácil, pois o adversário vai jogar a vida, pois caso perca estará eliminado da competição. Ou seja, é bom ficar em alerta.
Mudanças com a crise
A sequência do Internacional não é positiva, e isso os torcedores já perceberam. Foram cinco derrotas consecutivas, sendo a última no clássico, ligaram todos os sinais de alerta possível. Quebrar essa sequência é essencial para afastar a crise, e a chance de fazer isso é agora na quinta-feira. As apostas na Libertadores indicam que as probabilidades são altas, cerca de 68%, na vitória do Inter. Pode ser um recomeço importante no meio da temporada.
Os reforços também serão importantes, mas vão começar a chegar apenas em julho, quando abre a janela de transferências do futebol brasileiro. As derrotas consecutivas mostraram a necessidade de novos nomes, e isso pode aliviar a crise para o resto de 2023. No entanto, isso é algo que acontecerá apenas nos próximos meses, e o elenco atual precisa render para garantir que o Internacional siga vivo nas disputas mais importantes do ano.
O objetivo na temporada sempre foi a busca por títulos, e a conquista continental sempre foi uma prioridade para a diretoria colorada. No entanto, os palpites na Libertadores mostram que as chances são pequenas. O clube está distante dos principais favoritos, como o Flamengo e o Palmeiras, mas isso não descarta as possibilidades. A ideia é surpreender em campo, mas será preciso uma grande evolução para ficar com a vaga nas oitavas e ainda enfrentar os principais adversários.
Jejum e cobranças
A semana do Internacional não promete ser fácil, e a cobrança dos torcedores deve vir forte. O clube enfrenta um longo jejum de títulos, sobretudo no estado, então uma derrota no Gre-Nal é sempre pesada. Além disso, o rival vem da Série B e estava longe de ter qualquer favoritismo na disputa. Isso mudou, e agora é o Inter que precisa mostrar a força para sair da crise.
Não será uma tarefa fácil, mas é possível. O primeiro passo poderá acontecer agora na quinta-feira, às 21h, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. Uma vitória contra o Metropolitanos, longe de casa, não será apenas para se aproximar das oitavas da Libertadores, mas também para afastar a crise que incomoda os torcedores colorados em 2023.