Levantamento mostra que torcida do Inter está acabando
O instituto AtlasIntel, em parceria com o Globo Esporte, realizou uma pesquisa inédita para saber as maiores torcidas do Brasil. O Internacional decepcionou no ranking, ficando na 10ª colocação, atrás de diversos clubes menos expressivos no território nacional.
O Flamengo continua como a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência. A equipe é seguida por Corinthians (14,2%), São Paulo (9,9%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%). O Internacional tem apenas 3,5% dos torcedores, ficando atrás de clubes como Bahia, Atlético-MG e Grêmio.
Além disso, o recorte por idade da torcida do Colorado é muito baixo entre torcedores de 16 e 24 anos: representam apenas 0,1% dos torcedores brasileiros nessa faixa de idade.
A pesquisa contou com 1.600 respostas pela internet entre 6 e 20 de abril, em respostas captadas em 640 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2% na consulta da empresa especializada em pesquisas políticas. Foi a primeira vez que realizaram uma pesquisa sobre tamanho de torcidas.
O ranking manteu a mesma relação com as pesquisas recentes de outros institutos. A única discrepância foi em relação à consulta realizada recentemente pela Quaest, em parceria com a Rádio Itatiaia, de Minas Gerais. Na lista, Atlético-MG e Cruzeiro ficaram na quinta e sexta posições, respectivamente.
Os 10 times com mais torcedores entre as Séries A e B (conforme levantamento da AtlasIntel):
- Flamengo
- Corinthians
- São Paulo
- Palmeiras
- Vasco
- Cruzeiro
- Grêmio
- Atlético-MG
- Bahia
- Internacional
Torcida do Inter está diminuindo?
A pesquisa da AtlasIntel indica uma diminuição no número de torcedores do Internacional. O clube costumava ter números maiores em pesquisas de anos anteriores, mas é perceptível que houve uma queda no número nas consultas de 2023.
Mesmo com os números apresentados nas pesquisas, o Colorado continua como um dos times brasileiros com mais sócios-torcedores. O Clube do Povo é o quinto clube com mais associados, ficando atrás de Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras.