Libertadores 2023: tudo que você precisa saber
No artigo de hoje partiremos do pressuposto que você já conhece a taça Libertadores, que é simplesmente o maior torneio de futebol do nosso continente e o título mais aclamado por todos os clubes e torcedores daqui.
Afinal de contas, o seu time já levantou essa taça?
Vamos apresentar informações úteis e curiosidades para que você possa ficar por dentro e, se quiser, ainda usar portais como https://br.parimatch.com/pt/football-copa-libertadores para fazer uma aposta, no estilo mais divertido e conseguir ganhar um dinheiro extra.
Vamos lá.
O que sabemos da edição da Libertadores 2023
Por hora não houve mudanças no regulamento da competição em relação ao ano anterior e, portanto, teremos a fase pré-grupos começando nos próximos dias. Nela alguns clubes brasileiros já participam, com os seguintes confrontos pela frente:
- Carabobo (VEN) x Atlético-MG
- Deportivo Maldonado (URU) x Fortaleza
Esses confrontos levam à terceira fase, ainda antes dos grupos, onde os vencedores podem enfrentar algumas equipes de maior expressão do continente, como Universidade Católica (ECU), Independiente de Medellín (COL) e Cerro Porteño (PAR). São apenas quatro equipes que chegarão aos grupos, de um total de vinte participantes.
Sobre a fase de grupos, já temos alguns brasileiros classificados, assim como outros gigantes do continente que apresentaremos a seguir. São muitos clubes em busca dos dois primeiros lugares de seus grupos, em busca da vaga no mata-mata.
Palmeiras
O Verdão, mais uma vez, chega para a fase de grupos como um dos principais candidatos ao título, depois de erguer a taça do campeonato brasileiro de 2022. Além disso, o elenco do Palmeiras é praticamente o mesmo dos últimos anos que levantou a Libertadores nos anos de 2020 e 2021.
Um dos maiores trunfos da equipe está no banco de reservas, o técnico Abel Ferreira.
Flamengo
Outro sério candidato ao título e atual campeão, o Mengo está disputando ainda neste mês o Mundial de clubes. Considerado o melhor elenco da América do Sul, o Flamengo chega forte em busca do tetracampeonato.
Sua principal força é o elenco recheado de estrelas como Arrascaeta, Gabriel e outros.
Internacional
Depois de alguns anos fora da competição, o bicampeão da Libertadores, Colorado, está de volta e a sua aposta – como sempre ocorre – é a sua grande força como mandante, no estádio Beira-Rio. Com um pouco menos de confiança por parte do público, o Inter aposta na força da camisa para surpreender.
A sua força é seu estádio.
Fluminense
O Tricolor do Rio de Janeiro não é um clube que sempre está na Libertadores, mas possui um dos estilos de jogo mais bonitos na América do Sul neste momento. Aplicando o Tik-Taka imortalizado por Pep Guardiola, o time de Diniz quer surpreender jogando de forma competitiva e bonita.
A grande arma da equipe é um poderoso jogo ofensivo.
Corinthians
O todo poderoso Timão volta à Libertadores e quer usar a força de sua torcida para garantir mais uma boa competição e – quem sabe? – o bicampeonato. Embora não seja considerado um dos melhores elencos do país, o Corinthians aposta no fator Gaviões da Fiel.
A raça do clube e a força de sua torcida são os diferenciais.
Atlético-PR
O Furacão começa a ganhar destaque no cenário nacional e internacional com as suas recentes conquistas. Com um estádio de primeira e um time muito bem montado, o Atlético-PR corre por fora para levantar esse caneco pela primeira vez em sua história.
O bom momento é a força da equipe.
Os principais rivais dos brasileiros
Já sobre os destaques de outros países, teremos o multicampeão Boca Juniors e seu temido estádio La Bombonera e o recente colecionador de taças, o River Plate, como os maiores desafiantes aos principais clubes do Brasil, na tentativa de impedir uma recente hegemonia que se forma nos últimos anos, com Palmeiras e Flamengo levando quatro das últimas cinco disputas.
Aliás, para muitos especialistas, o título deste ano não deve escapar desses clubes: Palmeiras, Flamengo, River Plate e Boca Juniors, com o Galo correndo por fora. Dentro do campo, claro, a coisa pode mudar.
Agora algumas curiosidades.
Estatísticas e curiosidades da Libertadores 2023
As principais informações sobre esta edição para que você fique ainda mais por dentro e possa torcer e apostar da melhor maneira possível.
- Data de início: a primeira fase inicia-se em 7 de fevereiro, enquanto a principal se inicia apenas no dia 5 de Abril e deve ser disputada até o final de junho, precisamente, no dia 28;
- Data da final: dia 11 de novembro será a grande final;
- Onde será a final: ainda há dúvidas, mas deve ficar entre Colômbia e Argentina;
- Data do sorteio dos grupos: 22 de março;
Para finalizarmos algumas curiosidades que podem ajudá-lo a prever o próximo campeão.
- Maior campeão: Independiente da Argentina – 7 títulos;
- Maior campeão do Brasil: Palmeiras, Santos, SPFC, Grêmio e Flamengo – 3 títulos cada;
- Maior artilheiro da história: Alberto Spencer – 53 gols;
- Time do Brasil com mais gols: Palmeiras – 425;
- Time com mais gols entre todos: River Plate – 634;
Então, já tem o seu palpite sobre o próximo clube que alcançará a Glória Eterna?
O que nós achamos?
É difícil dizer quem será o próximo campeão, mas é claro que os nomes dos clubes acima e suas estatísticas comprovam uma certa hegemonia atualmente. Desta forma, sobretudo quando eles não jogam entre si, é provavelmente uma boa ideia apostar a favor deles.
A depender do adversário, das condições da partida e coisas do tipo, inclusive, não seria loucura fazer essa fé com goleadas.
Outros bons jogos para você ficar de olho neste sentido são os dois gigantes argentinos, Boca e River. Em especial dentro de suas casas e frente a equipes de menor porte, os hermanos não costumam perdoar e impõem seus estilos de jogo e placares elásticos.
Agora, a bola está com você.