Libertadores 2025 pode reservar grande problema para o Inter
No ano passado, o Inter de Roger Machado teve uma campanha de superação e conquistou a classificação para a Copa Libertadores da América. Agora, a equipe gaúcha aguarda o sorteio da Conmebol para saber quais serão os adversários na fase de grupos. Em meio à indefinição, já existe uma preocupação rondando os bastidores do Beira-Rio.
Isso porque a América do Sul conta com diferentes climas e alturas em certas regiões, podendo surgir como fatores prejudiciais na competição continental. O torneio oferece estádios em altitudes que costumam ‘sufocar’ os visitantes pouco acostumados com o ar rarefeito.
A altitude, então, surge como um adversário extra para os brasileiros, que normalmente costumam apresentar um desempenho abaixo em Potosí (3.967 metros), La Paz (3.637 metros), Quito (2.850 metros) e outras cidades altas do continente.
Em 2025, o primeiro brasileiro a encarar a altura sufocante é o Bahia, que tem o The Strongest como adversário na segunda fase da Pré-Libertadores. A equipe boliviana manda suas partidas no Estádio Hernando Siles, em La Paz – o mais alto desta edição.
Veja quais são os estádios com mais altitude na Libertadores:
- Estádio Hernando Siles, La Paz: 3.637 metros [The Strongest e Bolívar]
- Estádio Olímpico Atahualpa, Quito: 2.850 metros [El Nacional]
- Estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), Quito: 2.850 metros [LDU]
- Estádio Banco Guayaquil, Quito: 2.850 metros [Independiente dell Vale]
- Estádio El Campín, Bogotá: 2.640 metros [Independiente Santa Fe]
Inter aguarda definição na Libertadores
A definição da fase de grupos da Copa Libertadores está marcada para 19 de março. Até lá, dois brasileiros terão que lutar pela classificação: o Bahia e o Corinthians. O Inter, por sua vez, terá que aguardar até a data para saber se vai encarar a altitude nas primeiras rodadas.