Colorado Fanáticos
Notícias do Internacional

Libertadores nem começou ainda e Roger Machado já perdeu sua paciência com a Conmebol

O técnico do Inter, Roger Machado, comentou o caso de racismo sofrido pelo atacante Luighi, do Palmeiras, pela Conmebol Libertadores Sub-20. O treinador revelou uma homenagem feita ao jogador e demonstrou descontentamento com a postura da Conmebol.

No clássico da semana passada, na Arena do Grêmio, Roger usou uma camisa preta, com o desenho do escudo do Inter estilizado com um punho erguido para o alto – gesto tradicional da luta antirracista. O treinador explicou o motivo da homenagem e citou os acontecimentos com o jovem Luighi, que sofreu atos de racismo na Libertadores.

“Usei a camisa no primeiro Gre-Nal em solidariedade a ele e a tudo que ele sofreu. Penso que, na lucidez de sua pouca idade, a maturidade de um menino que se debulhava em lágrimas pelo crime cometido contra ele, deu uma das maiores declarações de lucidez dos últimos anos”, afirma o técnico do Colorado.

Os atos racistas praticados por torcedores do Cerro Porteño, do Paraguai, foram punidos pela Conmebol com uma multa no valor de 50 mil dólares (cerca de R$ 288 mil). A equipe paraguaia também terá que jogar sem a presença da torcida nos jogos da Libertadores Sub-20. Roger Machado afirma que a pena é muito branda.

“Me custa pensar que a punição para o caso foi muito branda. […] Futebol para mim é o extrato da sociedade. Não só no Brasil, é no mundo inteiro. Há casos que se repetem com uma frequência muito grande e não há uma punição exemplar para que as coisas mudem de patamar. Mas a gente segue na luta”, disse Roger.

Roger Machado focado em decisão no Inter

O técnico Roger Machado segue trabalhando no CT Parque Gigante e mantém as atenções para a disputa da final neste final de semana. O Inter enfrenta o Grêmio neste domingo (16), às 16h, no Beira-Rio, pela volta da decisão do Campeonato Gaúcho.