O dia que Seleção Brasileira ajudou o Corinthians a ganhar do Inter
Em 2009, Internacional e Corinthians fizeram a decisão da Copa do Brasil. Na ocasião, o time paulista levantou a taça ao vencer a primeira partida no Pacaembu por 2 a 0, e empatar o jogo da volta por 2 a 2 no Beira-Rio. Mas existe uma polêmica que desagrada ao torcedor Colorado.
Na época, aconteceu uma convocação para defender a seleção brasileira na Copa das Confederações. O técnico Dunga tirou do jogo de ida três jogadores, o lateral-esquerdo André Santos, pelo lado do Corinthians, o lateral-esquerdo, Kleber e o craque do time, Nilmar, pelo lado do Internacional.
A final da Copa das Confederações vencida pelo Brasil sobre os Estados Unidos, aconteceu no dia 28 de junho, em Joanesburgo, na África do Sul. A primeira partida da final da Copa do Brasil Corinthians e Internacional ocorreu no dia 1º de julho, tornando impossível a chegada dos convocados a tempo da decisão.
O que torna a decisão do técnico Dunga em convocar jogadores às vesperas de uma decisão pelo seus clubes polêmica por parte dos torcedores Colorados, é que além de tirar o lateral-esquerdo titular, Kleber, e o principal jogador do Inter, Nilmar, ambos sequer entraram em campo pela seleção na final diante do EUA.
No jogo de ida, no Pacaembu, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, o Corinthians saiu em vantagem na decisão por 2 a 0. Muitos acreditam que se o Internacional não tivesse perdido o maior craque do time, o atacante Nilmar, para nem entrar em campo pela seleção brasileira, as coisas teriam sido diferentes.
No jogo da volta, o Internacional recebeu o Corinthians no Beira-Rio. O Colorado tinha uma desvantagem muito grande para desfazer. Com todos os titulares em campo, a equipe que era comandada pelo técnico Tite, ficou apenas no empate em 2 a 2 com o Corinthians, os gols foram marcados por Alecsandro. O resultado não foi o suficiente e a equipe paulista se sagrou campeã da Copa do Brasil de 2009.
Equilíbrio na história do confronto entre Internacional x Corinthians
Inter e Corinthians são dois dos clubes mais tradicionais do Brasil, com muita história no país e entre os seus confrontos. Inclusive, os dois clubes foram fundados em datas muito próximas, o Colorado foi fundado em 1909, no dia 4 de abril, exatos um ano, cinco meses e 3 dias antes do rival paulista, que foi fundado no dia 1 de setembro de 1910.
Porém, o segundo site ogol, a primeira partida entre as equipes demorou para acontecer. O primeiro confronto oficial entre Corinthians e Internacional ocorreu em 1967, pelo Torneiro Roberto Gomes Pedrosa, que aconteceu no antigo estádio do Grêmio, e terminou tudo igual, 2 a 2.
Nessa longa história, já foram 84 partidas entre as equipes, com 27 vitórias para o Corinthians, 20 vitórias para o Internacional e 37 empates. São 177 gols marcados em todos os confrontos, 88 pelo Colorado e 89 pelo Corinthians.
Entre os inúmeros jogos importantes entre as equipes, aconteceram duas decisões, em 1976 o Internacional se sagrou campeão brasileiro contra o rival paulista. Em 2009 o Corinthians levou a melhor contra o Inter ao conquistar a Copa do Brasil.
Fora os encontros em fases mata-mata, em que o Colorado levou a melhor nas duas situações: a primeira aconteceu em 1992, quando eliminou o Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil. A segunda, também aconteceu na Copa do Brasil, só que dessa vez em 2017, nas quartas de final.
Porém, apesar de levar a melhor na maioria dos confrontos decisivos, como mata-mata ou decisões, o Internacional vive um certo jejum quando se trata de partidas contra o Corinthians. A última vitória aconteceu em 2018, pelo Campeonato Brasileiro. De lá para cá, já são nove partidas, oito empates e uma derrota.