O que acontece se o Inter não fizer parte da Libra?
Os times do futebol brasileiro estão definindo a criação da Libra, a nova liga do Brasil. Seis times da elite tomaram partido para desenvolver a estrutura da competição e apresentaram os detalhes à outros times das Séries A e B.
Houve discordância por parte da maioria dos times, principalmente os que fazem parte da Forte Futebol. O grupo reúne 10 equipes da Série A e acredita que a divisão de dinheiro não é justa para todos (o modelo 40-30-30 não foi aprovado).
A aposta dos seis clubes é de que outros se juntem e topem discutir as cotas dentro da própria liga. Atlético-MG e Vasco podem aderir ao movimento em breve, enquanto Internacional e Grêmio ainda estão analisando a possibilidade.
Caso a situação continue dessa forma, os clubes que não aceitarem a liga terão metade dos jogos da Série A. Entre eles, estariam 10 jogos do Flamengo, 10 do Corinthians, 10 do São Paulo, etc. Seriam as partidas em que os times do Forte Futebol têm mando de campo.
A situação ainda não está definida, mas o Brasil terá uma liga para organizar o Brasileiro ou terá dois grupos econômicos negociado contratos separadamente pelos direitos da competição. No momento, o Internacional aparece na parte que está fora da Libra.
Carta dos 14 clubes da Série A que não aceitaram a Libra
Confira um trecho da carta dos 14 clubes da Série A que não aceitaram a proposta realizada pelos clubes interessados na criação da Liga Libra.
“Entre as muitas razões para a formação da liga está a premente necessidade de se elevar o nível de qualidade do futebol brasileiro, resgatando seu protagonismo no cenário mundial. O caminho para alcançar este objetivo é, sim, a construção de um campeonato forte, com clubes revitalizados e um padrão de equanimidade nas condições de disputa”, disseram os clubes.