O que vai acontecer com o Gauchão se a Copa Sul-Minas voltar?
O retorno da Copa Sul-Minas está sendo definido e a competição pode voltar no início da próxima temporada. Caso isso aconteça, o torneio será realizado durante a primeira fase dos estaduais e as federações precisarão realizar ajustes no regulamento.
No planejamento da CBF para 2023, os estaduais serão disputados em 16 datas. A ideia é de que a Sul-Minas ocupe 11 delas e os clubes participantes do torneio regional entrem somente na fase de mata-mata do campeonato estadual.
Com isso, cinco times virão da primeira fase dos estaduais e vão se unir com os três que estarão presentes na Copa Sul-Minas. A ideia é de que sejam realizados jogos de ida e volta nas quartas e semis, com a final em partida única.
A redução do tempo de participação dos times da Sul-Minas nos estaduais é um obstáculo para que as federações permitam a realização do torneio. Os defensores da competição regional acreditam que o modelo pode ser mais rentável financeiramente.
Os possíveis participantes da Copa Sul-Minas:
- Rio Grande do Sul: Inter, Grêmio e Juventude
- Santa Catarina: Avaí, Chapecoense e Criciúma
- Paraná: Athletico, Coritiba e Paraná
- Minas Gerais: Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro
A projeção da Copa Sul-Minas
Caso a competição ocorra, a Copa Sul-Minas terá 11 datas ao todo. A proposta prevê 12 participantes divididos em dois grupos de seis. Os times enfrentarão os adversários dos outros grupos e os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas.
A competição será realizada em ida e volta nas quartas e semifinais (mais quatro datas), com a decisão em final única. Dessa forma, a competição regional ocorreria em paralelo à primeira fase dos estaduais e não atrapalharia o calendário das equipes participantes.