Colorado Fanáticos
Notícias do Internacional

Os 10 momentos marcantes do ano do Internacional

O Internacional viveu no ano de 2022 uma temporada de altos e baixos. Antes da chegada de Mano Menezes não havia qualquer tipo de regularidade e acabou passando por momentos difíceis sob o comando do uruguaio Alexander Medina.

O portal GZH relembrou toda a trajetória do Internacional no ano desde a queda na semifinal no Campeonato Gaúcho para o Grêmio, as decepções na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana e o vice-campeonato do Brasileirão. Em 2022 o Inter não conseguiu quebrar o jejum de títulos que vem incomodando o torcedor Colorado.

O ano de 2022 foi de altos e baixos para o Inter. Antes de encontrar regularidade sob o comando de Mano Menezes, o Colorado acabou passando momentos difíceis com Alexander Medina na casamata. O jejum de grandes títulos, que incomoda os torcedores, não foi vencido. 

Contratação de Alexander Medina

No final do Campeonato Brasileiro de 2021 ficou entendido que Diego Aguirre não conseguia mobilizar a equipe. Em busca de um novo comandante, o presidente Alessandro Barcellos apostou mais uma vez em um estrangeiro e mais uma vez em um uruguaio e anunciou a chegada de Alexander Medina, que teve uma boa campanha comandando o Talleres, da Argentina. Na sua chegada no dia 7 de janeiro, comentou sobre a expectativa de trabalhar no Brasil.

“É um desafio muito grande estar em um grande do Brasil e da América do Sul. Para nós (comissão) é um desafio importantíssimo. Estamos felizes por termos optado por esse clube”, disse Medina na apresentação.

Eliminação na primeira fase da Copa do Brasil 

Em uma péssima noite, atuações desastrosas com direito a um frango do goleiro Daniel, o Internacional acabou eliminado pelo Globo, do Rio Grande do Norte e foi eliminado na Copa do Brasil ainda na primeira fase. A eliminação para um time que disputa a Série D do Brasileirão e que conta com uma folha salarial de 80 mil reais aumentou muito a pressão vivida por Medina.

Goleada para o Grêmio em pleno Beira-Rio

Vivendo um momento muito ruim logo no início da temporada, logo ficou pior depois de sofrer uma goleada do maior rival, o Grêmio, em pleno Beira-Rio. O GreNal era válido pela primeira partida da semifinal do Campeonato Gaúcho. Com gols de Elias, Bitello e Diego Souza, o tricolor venceu o Inter por 3 a 0 e encaminhou a vaga na decisão do Estadual que mais tarde foi conquistado pela quinta vez consecutiva pelos gremistas.

Alexander Medina é demitido

No dia 15 de abril o Internacional anunciou a demissão de Alexander Medina. O último jogo em que o técnico uruguaio comandou a equipe foi no empate em 1 a 1 com o Guaireña, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Ao todo foram 17 partidas sob o comando de Medina, sendo seis vitórias, seis empates e cinco derrotas. Um aproveitamento de 47,05%.

A despedida de D’Alessandro

O ídolo do Internacional, D’Alessandro retornou à equipe Colorada para poder se despedir em grande estilo. A festa proporcionada pelo camisa 10 foi durante uma temporada em que nada parecia dar certo. Com a demissão de Medina, a equipe foi comandada pelo interino Cauan de Almeida diante do Fortaleza. No jogo de despedida o Clube do Povo venceu por 2 a 1, com um golaço de D’Alessandro, que começou a partida como titular.

Acerto com Mano Menezes

O escolhido para tentar colocar a equipe Colorada de volta nos eixos foi um velho conhecido do torcedor, Mano Menezes, que foi apresentado no dia 20 de abril, cinco dias depois da demissão de Medina. O técnico gaúcho, comandou as categorias de base do Inter entre 2000 e 2002. Ex-técnico da seleção brasileira, Mano estava sem clube desde 2021, quando deixou o Al-Nassr, da Arábia Saudita.

“Acredito que tudo na vida tem sua hora. Se estou aqui, é porque tenho conhecimento e bagagem para o Inter e também penso que o Inter é o clube certo para me ajudar”, ressaltou Mano durante a apresentação.

Virada histórica contra o Colo-Colo

O Inter precisava de uma virada histórica diante de um dos maiores clubes chilenos, o Colo-Colo, depois de ter perdido a partida de ida por 2 a 0. Uma missão quase impossível que o Colorado foi capaz de conseguir. O drama só aumentou logo no início quando Daniel cometeu pênalti em Lucero e Costa converteu. Naquele momento o Internacional precisava marcar quatro gols para conseguir a classificação. A grande vitória veio com gols de Alan Patrick, Edenilson, Alemão e Pedro Henrique. Depois da goleada, o sonho do bicampeonato da Sul-Americana se mantinha vivo.

Eliminação para o Melgar

Outra vez o Internacional foi eliminado de uma competição continental nos pênaltis. O mesmo aconteceu em 2020 contra o Boca Juniors, e em 2021 contra o Olímpia, as duas pela Libertadores. Desta vez a decepção veio na Sul-Americana, contra o Melgar, do Peru. Com o Beira-Rio lotado, tendo o maior público do ano no estádio, o Inter não conseguiu tirar o 0 a 0 do placar no tempo normal. Nos pênaltis, Edenilson, Taison e De Pena perderam e o Colorado foi eliminado.

Gurias Coloradas ficam com o vice no Brasileirão

A inédita conquista do Campeonato Brasileiro de futebol feminino não aconteceu, mas a campanha das Gurias Coloradas na competição foi histórica. Depois de um empate em 1 a 1 no Beira-Rio, o Inter foi derrotado pelo Corinthians por 4 a 1 em São Paulo e ficou com o vice-campeonato. Foram 21 partidas, sendo 12 vitórias, seis empates e três derrotas. Para chegar na decisão, as Gurias eliminaram grandes times como Flamengo e São Paulo.

Vice-campeonato no Brasileirão

Depois de uma eliminação considerada vexame na Sul-Americana, o Internacional conseguiu mostrar poder de reação durante a temporada. O título do Campeonato Brasileiro, que não vai para o Beira-Rio desde 1979, não veio muito pela grande campanha de Palmeiras, mas o segundo lugar na competição mostrou os pontos positivos do trabalho de Mano Menezes, além de render mais de 42 milhões aos cofres do clube.