Por que a Copa do Mundo deve começar um dia antes do esperado?
A Copa do Mundo de 2022 será antecipada em um dia por conta de um pedido do país-sede, o Catar. O torneio deixará de começar em 21 de novembro e será iniciado no dia 20 (domingo). A mudança fará o evento ter 29 dias no total.
O Catar pediu a alteração para que possa fazer a abertura da Copa do Mundo contra o Equador, com o objetivo de dar mais visibilidade ao evento. Antes, o torneio seria iniciado com Senegal e Holanda, no dia 21, e os anfitriões estreariam apenas no terceiro jogo.
As seleções envolvidas estão no Grupo A e vão fazer os primeiros confrontos do mundial. A Fifa entrou em um acordo com os veículos de imprensa especializados na cobertura esportiva e acatou internamente o pedido do Catar.
A mudança não altera a estreia da Seleção Brasileira, que enfrenta a Sérvia, no dia 24 de novembro, às 16h, no Lusail Stadium. A final da Copa do Mundo está marcada para acontecer no dia 18 de dezembro.
Quem vai narrar a Copa do Mundo na Globo?
A Rede Globo anunciou, no dia 6 de agosto, a equipe de transmissão televisiva que vai trabalhar no mundial. A emissora vai transmitir ao vivo para todo o Brasil 56 dos 64 jogos que serão realizados na Copa do Mundo de 2022.
Galvão Bueno e Luis Roberto serão os principais narradores do torneio e vão realizar viagem para o Catar. O narrador Cléber Machado, que fez a final da Libertadores 2006 pela emissora e vinha cobrindo todas as copas desde 1998, ficou de fora da viagem.
Alguns nomes badalados, além de Cléber, não irão viajar para o Oriente Médio. A narradora Renata Silveira, que era cotada para estar na lista, e Gustavo Villani, não estarão presentes. Eles ainda devem trabalhar na Copa do Mundo, mas narrando direto do Brasil.