Presidente do Inter sinaliza positivo para clubes de outro país no Gauchão 2026
O presidente do Peñarol, Ignálio Ruglio, sinalizou interesse em colocar seu clube, juntamente com o Nacional, no Campeonato Gaúcho em 2026. Entre as movimentações para firmar a parceria, houveram conversas com o mandatário do Inter, Alessandro Barcellos.
O presidente do Colorado comentou sobre a conversa que teve com o dirigente uruguaio. Ele afirma que é favorável à ideia e incentiva a continuidade de estudos para que o ingresso dos dois clubes uruguaios possa ser viabilizado no ano que vem.
“Fui procurado pelo presidente do Peñarol para falar sobre este assunto e achei positivo o interesse deles. A gente precisa entender melhor a ideia. Há questões que precisam ser superadas para que isso aconteça, inclusive com Federação Gaúcha de Futebol, CBF e Conmebol”, disse Barcellos.
O dirigente também afirma que recebeu uma ligação do interlocutor do governador do estado do Rio Grande do Sul, que também ficou animado com a ideia. O entendimento é de que os dois times uruguaios poderiam deixar o torneio mais valorizado.
“Inclusive, um interlocutor do governador entrou em contato comigo interessado no tema. Os clubes uruguaios ficaram de estudar os cenários e devem, não sei se vão, formalizar alguma proposta”, salientou o presidente do Inter.
Peñarol terá longo caminho para encarar o Inter no Gauchão
Apesar do interesse de entrada dos uruguaios, o caminho para a viabilização seria bastante difícil. Isso porque, de acordo com o presidente da Federação Gaúcha, seria necessário que eles se desfiliassem da Associação Uruguaia de Futebol para que entrem na FGF.
“Para que isso possa acontecer, primeiro precisam desfiliarem-se da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), depois disso pedirem a filiação na FGF, cumprindo todos os requisitos exigidos em nosso estatuto”, salientou Luciano Hocsman, presidente da FGF.