Qual é o mascote da Copa do Mundo 2022?
A Copa do Mundo se aproxima e já começamos à nos indagar sobre as coisas mais importantes que envolvem o torneio, como o local, Catar, se o Brasil está garantido na competição, adversários da Amarelinha na fase de grupos e, claro, o mais importante, qual será o mascote do torneio mais importante de todo o futebol.
A Fifa anunciou qual o nome e forma do maior personagem da competição mundial em 2022. Chamado de La’eeb, palavra árabe significa “jogador super habilidoso”, de acordo com a instituição máxima do futebol, o desenho do mascote se baseia em lenços de cabeça tradicionais da cultura árabe. Confira o design do personagem abaixo:
No anúncio, a instituição máxima do futebol mundial já fez questão de ressaltar a alegria que o personagem traz ao evento. “O mascote oficial da Copa do Mundo de 2022 está cheio de energia e vai trazer a alegria do futebol para todos. La’eeb acredita que “Agora é Tudo” e encoraja todos a acreditarem em si mesmos”, divulgou a Fifa em suas redes sociais.
A organização do evento parece cada vez mais orgulhosa sobre o mascote da Copa do Catar. “Estamos encantados em revelar La’eeb como o primeiro mascote oficial da Copa do Mundo no Oriente Médio e do mundo árabe”, afirmou o diretor geral de marketing e comunicação do comitê organizador local, Khalid Ali Al Mawlawi.
He's come from the mascot-verse full of energy and is ready to bring the joy of football to everyone!
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) April 1, 2022
Introducing: La'eeb – the #FIFAWorldCup Qatar 2022 Official Mascot pic.twitter.com/RrEA6iS6t4
Mascotes da Copa do Mundo retratam a cultura local
Os mascotes da competição normalmente trazem lembranças do país sede. Fazendo jus à cultura russa, o animal escolhido para representar o mundial de 2018 foi um lobo. O mascote representava o lobo-cinzento, espécie ameaçada de extinção.
Já o mascote eleito para ser a cara do Mundial do Brasil, o Fuleco, era representado por um tatu-bola, foi escolhido, por votação popular, por ser um animal típico da fauna brasileira e ameaçado de extinção. Fato que se estendeu por anos anteriores.