Quentinha sobre VAR no Gre-Nal acabou de ser lançada
O Inter e o Grêmio não desistiram do uso do VAR no Gre-Nal 441. Por mais que a Federação Gaúcha tenha batido o martelo sobre a questão no regulamento, os dois clubes insistem para reverter o cenário atual. A chance é remota e o prazo é curto, porém, de acordo com o jornalista Diori Vasconcelos, o uso do artificio não está 100% descartado.
Para levar a situação em consideração, é preciso lembrar que o regulamento do estadual estabelece o uso do VAR somente a partir das quartas de final. “O uso da tecnologia de VAR será utilizado a partir da 2ª (segunda) fase da Competição (quartas de finais) até as partidas finais da 4ª (quarta) fase”, diz o texto acordado pelos 12 clubes no congresso técnico do Gauchão.
No entanto, Inter e Grêmio acreditam que o Gre-Nal não terá um impacto significativo na tabela de classificação para os demais clubes. Isso minimizaria a preocupação com o desequilíbrio técnico (argumento utilizado para a formulação do regulamento atual). Ou seja, o clássico representa um impacto direto exclusivo para as duas equipes envolvidas no jogo.
Uma segunda questão levada em consideração é o fato de que a dupla Gre-Nal só conseguirá viabilizar uma mudança com a concordância dos demais clubes. O jornalista Diori Vasconcelos conversou com alguns presidentes das equipes do interior e não recebeu nenhuma resposta negativa com relação ao tema.
Gre-Nal terá novidade no VAR?
A utilização do VAR no Gre-Nal 441 segue como incógnita, porém os dois clubes ainda acreditam na possibilidade. A situação deve ser definida até a sexta-feira (23), quando pode ocorrer um avanço para confirmar a possível reviravolta nos bastidores.
Além disso, outra questão em debate é a utilização do VAR em todos os jogos da última rodada da competição. O prazo é um pouco maior para que isso aconteça, mas a operação é bem mais complexa do que executar o recurso no Gre-Nal.