Zagueiro rejeitou o Real Madrid e acertou com o Inter
No primeiro episódio do portal da memória colorada vamos relembrar uma curiosidade sobre um dos grandes ídolos da história alvirrubra. Considerado por muitos não apenas o maior zagueiro da história do Inter, mas também de todo o futebol brasileiro, Elias Figueroa viveu um processo curioso antes de desembarcar na capital gaúcha para defender as cores vermelha e branca.
Figueroa já era conhecido mundialmente como um grande defensor no ano de 1971. Com isso, o chileno despertou o interesse do Real Madrid e recebeu uma proposta oficial do time merengue para atuar na capital espanhola.
Figueroa não foi para o Real Madrid e fechou com o Inter
Contudo, o gringo rechaçou a ideia de ir à Europa e optou por assinar com o Colorado. Sua justificativa foi o desejo de enfrentar grandes craques do futebol sul-americano, além do desejo de disputar competições no Brasil, país na qual sempre sonhou em atuar.
Desse modo, em 14 de novembro de 1971, Dom Elias chegou à capital gaúcha para se tornar um dos maiores jogadores da história vermelha. Pelo Colorado foram 336 jogos disputados e 26 gols marcados. Além disso, o chileno fez parte das conquistas dos campeonatos brasileiros em 1975, 76 e do hexacampeonato gaúcho na década.
Após ter sido eleito o melhor zagueiro da Copa do Mundo em 1974 e das conquistas alcançadas em Porto Alegre, Figueroa regressou ao Chile em 1977 para atuar no Palestino e ajudar a equipe nos títulos da Copa do Chile e do Campeonato Chileno.